Coopeavi é a 1ª cooperativa do Brasil conectada ao Workplace

Compartilhe

A Coopeavi é a primeira cooperativa do Brasil a utilizar a plataforma de conectividade corporativa Workplace. O objetivo é criar engajamento e interação entre todos os setores para tornar a Comunicação Interna mais efetiva, além de criar um único canal para os colaboradores.

A Workplace foi desenvolvida pelo Facebook e inclui o uso de grupos, mensagens instantâneas e um feed de notícias. Os testes na Coopeavi começaram em janeiro, por iniciativa da equipe de Comunicação e Marketing. A pandemia acelerou o processo de utilização da rede social e, a partir de julho, passou a conectar os quase 1.000 colaboradores de 27 cidades e três Estados.

Segundo o gerente de Comunicação e Marketing da Coopeavi, Thiago Rodrigues, existem pelo menos 9,57 milhões de artigos sobre “falha na Comunicação Interna” disponíveis na internet, o que mostra a importância do assunto no âmbito das organizações. “As falhas na Comunicação Interna causam desinformação, geram ruídos e, consequentemente, conflitos entre pessoas e departamentos, culminando na perda de produtividade”, destaca Thiago.

Atualmente, a Coopeavi utiliza sete canais de comunicação diferentes: Comunica News, Comunica Mais, Whatsapp, Hangouts e Spark. No caso dos grupos de WhatsApp, por exemplo, a utilização de perfis pessoais pelos colaboradores pulveriza as informações importantes, avalia o gerente. “Com o crescimento da cooperativa, as informações passaram a ficar descentralizadas. O Workplace, por sua vez, é uma forma de aproximação entre os setores, que vai da diretoria até o chão de fábrica”, afirma Thiago Rodrigues.

Thiago cita empresas como Magalu, Starbucks, Pernambucanas, Netshoes, Wallmart e Mercado Livre que adotaram o Workplace como ferramenta ao entenderem a aproximação digital entre colaboradores proposta por esse inovador. “A plataforma promove o senso de pertencimento do colaborador com a organização. O papel da Comunicação e do Marketing da Coopeavi é dar condições de as pessoas se comunicarem sem precisar vir até nós. O protagonismo é delas, com isso a gente ganha tempo, agilidade, assertividade e engajamento”, ressalta o gerente.

Para o gerente executivo corporativo da Coopeavi, Marcelino Bellardt, a cooperativa vai fortalecer a cultura organizacional por meio da cultura digital. “O Workplace vai transformar a forma de a cooperativa se comunicar, mais interativa e com engajamento de todos os colaboradores. Também vai dar protagonismo às lideranças junto as suas equipes, aumentando o alcance das informações dentro e fora da Coopeavi. A plataforma ajuda a aumentar a produtividade e diminuir problemas. E o resultado é a Coopeavi e os colaboradores cada vez mais conectados e alinhados. Já tivemos muitos feedbacks positivos nesse período”, conclui.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes

Leia também

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...

IBGE precisará recompor orçamento do Censo 2022 por causa da inflação

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, afirmou hoje (27) que...

Nova Venécia divulga processo seletivo para professor e supervisor escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir inscrições para processo seletivo...

Ruas do bairro Cruzeiro sendo preparadas para receberem pavimentação

Máquinas da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, juntamente com servidores da...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta terça-feira (28)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a terça-feira (28) com diminuição de 1,23% no preço...

Criador do meme “Me dê, papai” morre em bar

Faleceu no início da tarde deste domingo (3) cidade de Tauá, no estado do Ceará, José Iaiá mais...