Contorno do Mestre Álvaro deve ser concluído até o final de 2022, diz ministro

Compartilhe

 

Obra do Contorno do Mestre Álvaro, em 2019

Obra do Contorno do Mestre Álvaro, em 2019

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, visitou o Espírito Santo nesta segunda-feira (11). Assim que chegou ao estado, o ministro foi para o Contorno do Mestre Álvaro, para acompanhar as obras, que deveriam ter sido entregues em dezembro do ano passado. A reportagem é de João Brito e Gabriela Ribeti, do g1 ES e TV Gazeta.

Ele deu um novo prazo para a entrega do contorno, o fim de 2022, mas deixou claro que depende da liberação de recursos do orçamento federal.

“É uma obra de grande porte. Seguramente é a maior obra que estamos tocando no país. Estamos falando de uma obra de meio bilhão de reais, uma obra que via tirar esse transito pesado do município de Serra. Em torno de 40% dele será transferido para o Contorno Mestre Álvaro. Temos o orçamento, garantido pela bancada capixaba sempre atuante, para que possamos levar para a frente as obras. Entendemos que até o final do ano, tendo uma suplementação um pouco maior no segundo semestre a gente consiga fechar a obra. Caso isso não ocorra, no primeiro trimestre do ano que vem vamos rodar com o resto a pagar, no orçamento, e aí temos a garantia da obra ser finalizada. Sai, sim [a obra]. É uma obra que se iniciou no governo Bolsonaro e estamos fazendo todo o esforço para encerrar em dezembro de 2022”, disse Marcelo.

O Contorno do Mestre Álvaro vai ter quase 20 km de extensão e deverá desafogar o trânsito na BR 101, diminuindo a distância entre Serra e Cariacica em 15 km e tirando o trânsito pesado da região.

As obras começaram em 2019, com previsão de conclusão em 2021, mas a entrega foi adiada para 2022.

Em fevereiro, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), chegou a dizer que a obra só ficaria pronta em agosto de 2023, data diferente da anunciada nesta segunda por Marcelo Sampaio.

Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em visita ao ES

Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em visita ao ES

O ministro também visitou a obra do acesso ao Porto de Capuaba. É uma estrada que começa em um viaduto na BR-262, em Cariacica, e que ao ficar pronta vai desviar o trânsito pesado que hoje passa por Paul, São Torquato e pela Avenida Lindenberg, em Vila Velha.

O viaduto já está concluído, mas o asfalto tem poucos metros. Ainda tem muita obra pela frente e o governo federal precisa concluir 180 desapropriações. Mesmo assim, o ministro foi otimista com relação ao prazo de conclusão.

“Fomos à BR-447, um acesso importante ao Porto de Capuaba. Esse acesso vai permitir termos mais eficiência e competitividade do porto, e a segurança de quem transita naquela região. A obra está a todo vapor, temos alguns desafios agora como a desapropriação no terreno, para que a gente possa deixar essa obra operacional ainda este ano, também”, contou.

 

Leia também

É possível criar gado de forma sustentável? Projeto na Amazônia mostra que sim

Mais de 40% do gado no Brasil está na região da Amazônia Legal, segundo o Censo Agropecuário de...

Polícia Civil realiza mutirão de Carteira de Identidade em Aracruz

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Identificação (DEI), realizou, no último sábado...

Polícia Federal faz ação contra lavagem de dinheiro no Rio e SP

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (17) 11 mandados de busca e apreensão em residências e escritórios no...

ES: mosaico em formato de tartaruga é feito com 1,3 mil m² e cerca de 190 toneladas de lixo retirado da natureza

Uma ação de limpeza da baía e dos manguezais de Vitória resultou na construção de um mosaico feito...

Operação Asas Livres resgata pássaros em cativeiro em Barra de São Francisco

  Local: Barra de São Francisco/ES. Equipe: 3° Sgt PM Gonçalves e Sd PM Justino Viatura de Prefixo: PA 077 Apreensões realizadas...

MAPA entrega primeira etapa de plataforma para controle agropecuário

Já está em funcionamento a primeira etapa da Plataforma do Autocontrole na defesa agropecuária, elaborada pelo Ministério da...

Declaração do Imposto de Renda de 2022 deve ser entregue até o dia 31 de maio

O contribuinte que ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda de 2022 tem 16 dias para...