Conta Pra Mim: programa disponibiliza novas histórias e músicas para crianças

Conta Pra Mim: programa disponibiliza novas histórias e músicas para crianças

Objetivo é incentivar a leitura, reforçar os laços familiares, auxiliar o processo de alfabetização e, também, combater o analfabetismo Foto: Banco de Imagens

Uma oportunidade para que os pais participem junto com os filhos de novas aventuras por meio de histórias e músicas. O programa Conta pra Mim do Ministério da Educação disponibilizou nesta terça-feira (25) uma série de programas para o acesso de pais, crianças e profissionais de educação. Entre os produtos, estão músicas interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho que também narra fábulas escritas por Monteiro Lobato.

Todo material pode ser encontrado no site do Conta pra Mim.

Os vídeos, músicas e livros foram lançados de forma virtual na data em que se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil. “Lançamos todos esses materiais no Dia Nacional da Educação Infantil para comemorarmos essa data tão importante. Além das famílias, queremos também alcançar os professores da educação infantil que trabalham com crianças na creche e na pré-escola”, disse o Secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim.

O Programa Conta pra Mim foi lançado no ano passado para incentivar a leitura, reforçar os laços familiares, auxiliar o processo de alfabetização e, também, combater o analfabetismo.

Novo Acervo do Conta pra Mim

Fazem parte do material lançado nesta terça-feira, 40 títulos, em formato digital, para os pais lerem em voz alta aos seus filhos. Essas obras também podem ser impressas e coloridas pelas crianças.

O MEC também disponibilizou 20 vídeos animados, todos disponíveis em libras, em que o cantor e o compositor Toquinho narra fábulas escritas por Monteiro Lobato. “São vídeos com animação muito atraentes para chamar a atenção das crianças”, disse Nadalim.

Também estão disponíveis 10 cantigas infantis populares interpretadas por Toquinho. Todas também acompanhadas de partituras, para os pais que saibam tocar algum instrumento musical. “Então, a partir de agora, seu filho pode lhe dizer, ‘pai conta pra mim, cante pra mim e também toque para mim”, salientou.

Uma oportunidade, segundo o secretário, para os pais incentivarem as crianças a desenvolverem a literacia, em especial neste momento em que as famílias estão mais com os filhos em casa por conta do distanciamento social.

“Há várias séries na coleção Contra pra Mim. Nosso objetivo é que pais, com filhos entre 0 e seis anos, leiam em voz alta os mais diversos títulos. Nós temos contos de fada, quadrinhos, trava línguas, contos tradicionais brasileiros, cantigas. Enfim, são vários os gêneros textuais explorados pela coleção”, completou o secretário.

O material também está disponível também em Libras.

A plataforma do Conta pra Mim já oferecia vídeos em formato digital que traduzem as orientações do Guia de Literacia Familiar. São vídeos com dicas aos pais sobre como incentivar, no dia a dia da criança, a interação verbal, a leitura dialogada, a narração de histórias, os contatos com a escrita e a motivação. Tudo isso para ajudar os pequenos a desenvolverem e aprimorarem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. “Por meio desses materiais, os pais têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que está no guia”, explicou o secretário.

Toda esse material também pode ser acessado e baixado no site do Ministério da Educação.

O que é literacia

Segundo o Ministério da Educação, pais que praticam a Literacia Familiar tendem a se envolver mais com a vida escolar de seus filhos. “Literacia familiar é um conjunto de experiências, práticas, conteúdos, habilidades relacionadas à leitura, à escrita e à linguagem oral que são cultivadas pelas famílias no seio familiar, nas relações entre adultos e crianças”, finalizou Nadalim.

Leia mais

Cartão Internacional de Vacinação pode ser feito por plataforma digital

Cidadão não precisa mais comparecer ao posto da Anvisa para conferência de documento – Foto: ...

PSD e Cidadania juntos na disputa sucessória

» De Prá, Wanessa Sechim, Luciano Márcio, Antônio Emílio. Luis Moreira e Edgar Fonseca são os...

Paraná se destaca na coleta e destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas

O Paraná é o segundo estado brasileiro que mais recolhe e destina corretamente embalagens vazias de defensivos agrícolas. No ano passado, foram seis mil...

Governo lança plataforma de cursos gratuitos de qualificação profissional

Os cursos de capacitação a distância foram classificados em 11 categorias – Foto: ...

Leia também

Redes sociais terão peso maior na campanha eleitoral que começa neste domingo

A campanha eleitoral que começa neste domingo (27) em todo o país apresenta novos desafios aos candidatos no quadro das restrições impostas pela Covid-19....

Lideranças de Água Doce do Norte juntaram os 4 pré-candidatos a prefeitos para debater sobre o coronavírus

Tendo em vista que a pandemia da Covid-19, ainda não acabou em todo o Brasil, algumas autoridades de Água Doce do Norte criaram recentemente...

Zimbábue: marido perde esposa após “emprestá-la” para o cunhado

Novo casal Um homem que estava passando por dificuldades financeiras, decidiu “emprestar” a esposa ao cunhado em troca de comida, bebida e dinheiro para pagar as taxas...

14 partidos têm candidatos a vereador em Nova Venécia

O Cartório Eleitoral, de Nova Venécia, acaba de divulgar a relação da quantidade de solicitação de registro de candidaturas, por Partido, para a disputa...