Construção de ciclovia na Avenida Rio Branco, em Vitória, começa nesta terça (19): veja o que muda no trânsito

Compartilhe

Têm início nesta terça-feira (18), as obras de construção de uma ciclovia na Avenida Rio Branco, em Vitória. A ciclovia terá extensão de um quilômetro e ligará a ciclovia da Ponte Ayrton Senna com a ciclovia da Rio Branco, no bairro Santa Lúcia. A informação é de Maíra Mendonça, g1 ES

A obra será dividida em etapas. A primeira delas terá início no trecho da Avenida Rio Branco que vai da Reta da Penha (altura da Rua Saul Navarro) em direção à Rua Elesbão Linhares, na Praia do Canto.

As intervenções serão feitas sempre em trechos de 50 metros, com o trânsito livre de veículos em duas faixas de tráfego nos dois sentidos da via.

De acordo com a Prefeitura da capital, não haverá desvios, nem interdições no trânsito. No entanto, as vagas de estacionamento do trecho em obras serão temporariamente usadas como faixas de tráfego. Por esse motivo, não será possível parar os veículos nesses pontos.

Prefeitura informa que vagas de estacionamento estarão desativadas durante obras na Avenida Rio Branco — Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória

Prefeitura informa que vagas de estacionamento estarão desativadas durante obras na Avenida Rio Branco — Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória

Somente a área do canteiro central será ampliada e sinalizada com placas indicativas, cerca laranja e iluminação noturna.

Placas de sinalização serão instaladas ao longo dos trechos em obras, nos dois sentidos da via, orientando a redução de velocidade e a proibição temporária de estacionamento naquela área.

Ainda segundo a administração municipal, para preservar as árvores existentes na Avenida, que não são centralizadas e possuem troncos espessos, o canteiro central será ampliado em 40 centímetros, passando para 4,40 metros de largura. Para isso, cada faixa de rolamento da via será reduzida em 10 centímetros, saindo de 3 metros para 2,90 metros.

Já o estacionamento paralelo às calçadas continuará com dois metros.

  • O pavimento da ciclovia será em concreto, com canteiros de 50 centímetros de largura nas laterais, permitindo o distanciamento seguro entre bicicletas e veículos, conforme explicou a prefeitura.
  • Trechos de 2,5 metros de extensão em concreto drenante formarão o piso no entorno de cada uma das árvores existentes. “Esta combinação de concreto com pedras granuladas deixa a água escoar facilmente até o solo e protege as raízes das árvores”, justificou a administração. Nestes trechos, os canteiros laterais serão substituídos por guarda-corpos.
  • Duas faixas livres de 1,5 metro, nas proximidades de cada árvore, não terão canteiros ou guarda-corpos, facilitando o acesso dos pedestres em toda extensão da ciclovia.
  • Postes com luminárias em led serão intercalados a cada 18 metros nas laterais.
  • Nos cruzamentos com as ruas, um conjunto formado por uma faixa de alerta pintada no concreto e semáforos exclusivos para ciclistas e pedestres sinalizarão a travessia, que terá uma rampa nivelando a ciclovia com o leito da via.

Segundo a Prefeitura de Vitória, o investimento para a implantação da ciclovia na Avenida Rio Branco é de R$ 3,5 milhões, com prazo de conclusão de 270 dias.

Leia também

Dia Especial do Cacau reúne mais de 40 produtores e técnicos no córrego do Ouro

Mais de 40 produtores rurais participaram, nesta quinta-feira, 11, do Dia Especial do Cacau, promovido pela Prefeitura de...

CÂNCER DE BOCA: o que é, sintomas e tratamento

Você conhece alguém que já teve câncer de boca? Sabe como reconhecer e se prevenir dessa doença? Neste...

Faixa elevada foi concluída no bairro irmãos Fernandes para dar proteção e segurança aos pedestres

A equipe de servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São...

Secretaria de Educação encerra 3ª Formação do Programa Alfabetização Aqui é pra Valer

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (05), realizou a...

Espírito Santo confirma mais 2 casos e número de pacientes com varíola dos macacos chega a 7 no estado

    Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera Mais dois casos de varíola...

Carro é recuperado após ser roubado de residência no interior de Boa Esperança

Uma residência foi assaltada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Córrego da Garrucha, zona rural de Boa...

Faixa elevada no bairro Irmãos Fernandes vai melhorar a segurança dos pedestres

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São Francisco, iniciaram na...