Conselho Municipal de Cultura toma posse em Nova Venécia

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (PDT), empossou, na noite desta segunda-feira (21), o Conselho Municipal de Cultura. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Casarão, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O Conselho é formado por titulares e suplentes, que são integrantes, técnicos e fazedores de cultura de diversas áreas como: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Memória; Literatura; Meio Ambiente; Ação Social; Educação; Cultura e Turismo; Artes Musicais, Visuais, Audiovisuais, e Cênicas, entre outras.

O Principal objetivo é acompanhar o andamento das políticas públicas e atividades culturais realizadas no município, auxiliando, também, no direcionamento das decisões de maneira mais adequada e assertiva.

“O Conselho Municipal de Cultura é um órgão que precisa de autonomia para buscar o melhor para o município, que é rico em história. Queremos que o veneciano sempre tenha orgulho dessa trajetória tão bonita e que Nova Venécia seja cada vez mais referência no Estado. É nossa vontade, também, revitalizar espaços, dar apoio a fazedores de cultura, a eventos, tanto na área afro, quanto na italiana, e em diversas etnias que fazem parte da formação histórica do nosso povo. Quanto poder público, reforço o compromisso em dar apoio ao setor cultural”, disse André Fagundes.

O responsável pela pasta de Cultura e Turismo, Francislei da Rocha, o Duda, apresentou os membros e falou da importância do Conselho para o município. “Temos que promover uma participação efetiva do Conselho Municipal no acompanhamento e fiscalização, junto à implantação das politicas públicas do município com a implantação do Plano Municipal de Cultura”, falou.

Ele também aproveitou para agradecer a participação de todos nas tomadas de decisão referente a aplicação da Lei Aldir Blanc em Nova Venécia.

A presidente nomeada, Ana Maria Ferreira Rocha, representante da área de Artes Visuais, falou da importância do reconhecimento do poder público, reconhecendo a sociedade civil para a valorização da cultura do município de Nova Venécia. “Quero aqui reforçar que o Conselho será atuante, buscando todo apoio do poder público para realização das ações do fortalecimento da cultura e da manutenção da história de Nova Venécia. Quero aumentar a força do município na esfera regional, estadual e, quem sabe, nacional”, finalizou Ana Maria.

Áreas de Representação

Poder Publico
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretaria de Educação
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Ação Social
Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)

Sociedade Civil:
Área de Artes Cênicas
Área de Artes Musicais
Área de Artes Visuais
Área de Audiovisual
Área de Literatura e Biblioteca
Área de Memória e Patrimônio Cultural Material
Área de Memória e Patrimônio Cultural Imaterial
Centro de Convivência do Idoso (CCI)


Leia mais

Leia também