Conselho fazendário prorroga convênios que reduzem cobrança de imposto no agro

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, nessa quinta-feira (29), a prorrogação de convênios que reduzem a cobrança de ICMS no agronegócio. O objetivo, segundo o Confaz, composto pelos 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, a medida vem para manter a competitividade do setor. 

Um dos convênios prevê a isenção tributária em operações internas e a redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual de insumos agropecuários. Já o segundo prevê um imposto menor sobre máquinas e equipamentos agrícolas. 

A vigência dos dois convênios terminava no fim deste ano. Agora, ela segue até 31 de março de 2021. Entre as diversas preocupações do setor, caso não fossem estendidos os prazos, estavam a de uma alta acentuada nos custos de produção e impactos significativos para a pecuária de leite no Rio Grande do Sul, entre outras. 

O pedido de prorrogação foi encaminhado ao Confaz em setembro pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mais 44 entidades do agro. 

Foto: Agência Brasil

Leia mais

Idoso morre depois de ser atropelado por caminhão no ES

Um idoso morreu depois de ser atropelado por...

Técnicos da Defesa Civil irão auxiliar ações de resposta aos desastres no Sul

Sedec enviou SMS à população da região Sul ainda na segunda-feira com alertas sobre temporais e vendavais e...

Passagem de novo ciclone em Santa Catarina deixa ao menos 4 pessoas ilhadas

Quatro trabalhadores ficaram ilhados em Timbé do Sul,...

Coronavírus: Com 10 casos confirmados, Ecoporanga suspende feira livre e fecha comércio por seis dias

O Chefe do Executivo Municipal, dando continuidade as ações especiais de controle e mobilização da população no combate da pandemia causada pelo novo Coronavírus...

Leia também

Espírito Santo chega a 4.296 mortes e 177.237 curados com 191.973 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados nesta segunda-feira (30), o aumento é de 17 mortes e 1.972 novos casos da doença. Quase dois mil novos...

Prefeito de Conceição da Barra renuncia um mês antes de fim do mandato

Chicão: “Está na hora de guardar a vida...