Conheça os serviços do Hemoes disponíveis para ações de coleta externa

O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externa de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento. 

Uma das medidas é o agendamento do Ônibus de Coleta Externa. A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, e o local deve cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70. 

“São ações que visam a facilitar o acesso da população à doação de sangue, além de incentivar a captação de novos doadores, buscando contribuir para a melhoria do estoque de sangue”, informa a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.

A diretora lembra que a solicitação do ônibus deve ser realizada com antecedência, para que haja tempo hábil para a organização da ação. “É importante ressaltar que todas as solicitações são avaliadas e, após a visita técnica, é realizada a agenda para efetuar ação”, informa. 

Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando desde julho com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas. 

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

“Desde o início da pandemia, mais precisamente do período de distanciamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, ressaltou a diretora.

 

Agenda da unidade móvel no mês de agosto

– 21/08 (sexta-feira): das 8h30 às 14h30

Condomínio Recreio das Palmeiras (Serra)

– 25/08 (terça-feira): das 8h30 às 14h30

Primeira Igreja Batista de Campo Grande (Cariacica)

– 28/08 (sexta-feira): das 8h30 às 14h30

Condomínio Villagio Campo Grande (Cariacica)

 

Leia mais

Empresário de Guarapari é suspeito de matar a ex-mulher em cidade do Rio de Janeiro

Uma mulher, identificada como Mara Cristina Tavares, de...

Bandes: leilão de imóveis será nesta sexta-feira (31)

Nesta sexta-feira (31), acontecem três leilões sequenciais de imóveis promovidos pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O primeiro, às 13h50, terá em...

Moradores de Ecoporanga reclamam de instabilidade da Vivo

Imagem aérea de Ecoporanga (Foto: Marlon Bolzan) Moradores de...

Inspetores penitenciários ganham escala especial

A Assembleia Legislativa (Ales) aprovou dois Projetos de...

Leia também

Homem morre ao perder controle de motocicleta em Colatina

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã do último domingo (27), por volta das 10h00min, na descida do Bairro José de Anchieta, em Colatina. Segundo...