Conheça o paraíso dos jacarés-de-papo-amarelo no Espírito Santo

Compartilhe

Reportagem: Elton Ribeiro, TV Gazeta

Os jacarés-de-papo-amarelo costumam aparecer em seis regiões do Espírito Santo. Mas a área que mais concentra esses animais é a região de Tubarão, na Serra, na Grande Vitória. A estimativa é de que cerca de 500 bichos vivessem na área em 2022.

Tubarão é uma das maiores reservas de jacarés-de-papo-amarelo do Brasil, segundo o Projeto Caiman, que monitora e trabalha pela preservação da espécie.

Vista aérea de lagoa da reserva de Tubarão, na Serra, um santuário dos jacarés-de-papo-amarelo.

Vista aérea de lagoa da reserva de Tubarão, na Serra, um santuário dos jacarés-de-papo-amarelo.

O período de reprodução desses animais vai de dezembro até maio. Biólogos do projeto acompanham de perto os ninhos feitos pela mata. Nas oito lagoas da região, 10 ninhos estavam sendo monitorados nesta temporada.

A fêmea faz os ninhos a cerca de dois metros da água, em amontoados de folhas outros materiais do solo. Os ovos ficam escondidos e a fêmea costuma monitorar o local para evitar o ataque de predadores.

Ninho com ovos de jacaré-de-papo-amarelo.

Ninho com ovos de jacaré-de-papo-amarelo.

“Ela usa a matéria prima que tem disponível na mata, que são as folhas, os galhos, a terra. Então ela vai juntando com as patas, normalmente com as traseiras, e aí deposita os ovos dentro desse material. A média que estamos encontrando é de 30 ovos em casa ninho”, explicou o biólogo do projeto Caiman, Gabriel Dias.

O projeto Caiman acompanha os ninhos por câmeras instaladas em árvores. A partir das gravações, os biólogos descobriram mais sobre o comportamento do animal, que tem fama de bravo, mas com mães cuidadosas.

Imagem noturna de câmera de monitoramento que mostra fêmea de jacaré-de-papo-amarelo tirando filhotes do ninho com a boca.

Imagem noturna de câmera de monitoramento que mostra fêmea de jacaré-de-papo-amarelo tirando filhotes do ninho com a boca.

“Normalmente ela pode atacar a gente. Ela defende muito bem o ninho. Ela tem um cuidado muito grande com a ninhada”, detalhou Gabriel.

Pouco tempo antes dos filhotes nascerem, a fêmea fica por perto do ninho e ajuda no nascimento dos filhotes, quebrando os ovos com a boca. Quando todos os jacarezinhos estão fora dos ovos, a mãe pega com a boca e leva para a água já no primeiro dia.

Jacarezinho saindo de dentro do ovo.

Jacarezinho saindo de dentro do ovo.

O coordenador do projeto Caiman explica que o sexo de cada filhote é determinado pela temperatura durante a incubação dos ovos.

“Quanto mais quente, mais machos no ninho. Quanto mais frio, mais fêmeas. A gente precisa ter um equilíbrio entre machos e fêmeas no ambiente para que eles possam, no futuro, se perpetuarem, se reproduzirem, se acasalarem e a gente ter mais e mais mamães e jacarés”, falou o coordenador do projeto, Yhuri Nóbrega.

Por causa dessa condição, a estabilidade do clima é fundamental para a continuidade dos jacarés-de-papo-amarelo na natureza e a preservação da Mata Atlântica é o que garante a preservação da espécie.

Biólogo do projeto Caiman segura filhote de jacaré-de-papo-amarelo.

Biólogo do projeto Caiman segura filhote de jacaré-de-papo-amarelo.

Leia também

‘Dia D’ de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid acontece neste sábado em Barra de São Francisco

Barra de São Francisco terá um novo Dia D de vacinação contra a Covid-19, Gripe e Sarampo, neste...

Perícia em corpos de Bruno e Dom é concluída, diz PF

A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira (22) que os exames periciais realizados nos remanescentes humanos do indigenista...

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de R$ 7,5 milhões a sete cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta quinta-feira (23), o repasse de...

Covid-19: Espírito Santo terá novo mutirão de vacinação no Espírito Santo

  Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (22), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio...

Ministro diz que governo não pode interferir nos preços da Petrobras

Um dia depois da renúncia de José Mauro Coelho da presidência do da Petrobras, o ministro de Minas...

Athletico-PR supera Bragantino e sobe para 3º lugar no Brasileirão

O Athletico Paranaense venceu o Red Bull Bragantino por 4 a 2  na Arena da Baixada, em Curitiba,...

Reino Unido tem inflação recorde de 40 anos em maio, a mais alta do G7

A disparada dos preços dos alimentos levou a inflação anual ao consumidor no Reino Unido a um recorde...