Conheça a história do código secreto deixado por Chico Xavier

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

MARCELO TOLEDO

UBERABA, MG (FOLHAPRESS) – Uma senha deixada a três pessoas pelo médium Chico Xavier (1910-2002), cuja morte completa 20 anos nesta quinta-feira (30), é a chave para descobrir se ele se comunicará por meio de mensagens psicografadas e mesmo se voltará a reencarnar. Pelo menos é o que garante quem a recebeu, ainda nos anos 90.

Francisco Cândido Xavier morreu aos 92 anos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em 30 de junho de 2002, dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou no Japão o quinto título da Copa do Mundo.

Ele chegou à cidade em 1959 e logo transformou Uberaba num polo de peregrinação de espíritas em busca de mensagens, consolo e cura para doenças.

Publicou 490 obras, algumas editadas após sua morte, muitas traduzidas para outros idiomas, mas dizia que os espíritos, e não ele, eram os autores dos textos. Entre os livros estão best-sellers como “Parnaso de Além-túmulo”, com 59 poemas atribuídos a poetas brasileiros mortos, como Castro Alves e Augusto dos Anjos, e “Nosso Lar”, publicado em 1944.

O código secreto foi deixado pelo líder espírita a três pessoas que o acompanharam em sua vida, das quais duas já morreram: o médico Eurípedes Tahan, que morreu em 2017 e acompanhava a frágil saúde de Chico, e a amiga e vizinha Kátia Maria, que morreu em 2012.

O único vivo é o dentista Eurípedes Humberto Higino dos Reis, 72, que conviveu com Chico por mais de quatro décadas e que se considera filho adotivo do médium. A Justiça, porém, não reconheceu o vínculo em primeira instância, e Reis disse ter desistido de tentar provar a paternidade.

Herdeiro do patrimônio deixado por Chico, ele administra o Museu Chico Xavier, mantido por recursos próprios e cuja receita é oriunda de doações e de livros e suvenires vendidos aos turistas religiosos que visitam a casa em que o médium morou.

Se Chico Xavier vai entrar em contato por meio de mensagens psicografadas, isso é algo que está reservado ao futuro e ainda não ocorreu, contou o dentista à Folha de S.Paulo.

“Em vida já havia pessoas que diziam ter psicografado o Chico, imagine com ele desencarnado. Por isso ele deixou a senha”, conta Reis.

Sem filhos ou herdeiros, o dentista disse que não vai revelar o código para ninguém, mas afirma que o médium não voltou nem há algum sinal de que isso esteja prestes a acontecer.

Reis disse que muitas pessoas inventam histórias dizendo que receberam mensagens do médium, mas nada do que foi apresentado até hoje continha o código estabelecido, de acordo com ele.

“Chico escreveu uma carta em 1957, antes de se mudar para Uberaba, que falava que reencarnaria. Mas isso ainda não aconteceu.”

O segredo foi entregue aos responsáveis pela autenticação nos últimos anos de vida de Chico. Kátia Maria o recebeu oito anos antes, assim como Reis.

MÉDIUM DEIXAVA RECADOS AOS ESPÍRITOS 

Numa noite de outubro de 1996, seis anos antes de sua morte, o banheiro do quarto de Chico precisava de conserto no sistema de água, o que fez com que tivesse de dormir no quarto ao lado.

Para não correr o risco de perder alguma eventual visita espiritual, escreveu numa folha de sulfite uma mensagem informando da mudança.

“Se algum amigo espiritual por ventura estiver determinado a me proporcionar a alegria de uma visita, aviso que estarei nesta noite, somente hoje, no quarto à esquerda, onde estarei com a satisfação de receber”, diz trecho.

A mensagem, exposta na entrada do quarto em que ele morreu, termina com um aviso de que a porta do aposento provisório estava aberta.

 

Leia também

Dia do Estagiário: estágio marca os primeiros dias do resto da vida do profissional

Em 18 de agosto se comemora o Dia do Estagiário. A prática do estágio se configura em uma...

Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber mais de R$ 750 mil para ações de defesa civil

A cidade de Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber R$ 754,5 mil para ações de...

Estratégia Busca Ativa Escolar promove retorno de crianças à escola após dois anos

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Educação (Seme), através da estratégia Busca Ativa Escolar...

Prazo para solicitação de voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitação do voto em trânsito, destinado aos eleitores que estarão fora...

ARTRITE REUMATÓIDE: sintomas, causas e tratamentos

Você tem ou conhece alguém que tem Artite reumatóide? Já ouviu falar de Reumatismo? Nesse vídeo a Dra. Karina...

Defesa Civil promove reunião para discutir ações de enfrentamento a frente fria que chega no País

A Defesa Civil Nacional, em ação conjunta com as agências que integram o Sistema Nacional de Proteção e...

Capacidade instalada da energia eólica no Brasil pode abastecer 28,8 milhões de residências por mês

Em julho de 2022, a energia eólica no Brasil atingiu a marca de 22 gigawatts (GW) de capacidade...

23ª Pomitafro começa nesta sexta-feira (19)

      Começa nesta sexta-feira (19), a 23ª Pomitafro. Depois de três anos...