Congresso debate águas subterrâneas com a presença do MDR

Compartilhe

A abertura do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, do XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e da FENÁGUA 2022, nesta terça-feira (2), teve como um dos destaques a atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O evento segue até sexta-feira (5), em São Paulo, e tem como principal tema a “Água Subterrânea – invisível, indivisível, indispensável!” Representante do MDR, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sergio Costa, falou sobre a importância do debate e de ações da pasta para minimizar a escassez hídrica no Brasil, principalmente no semiárido nordestino.

“O Congresso mostra as perspectivas para o setor. O governo brasileiro investe maciçamente na perfuração de poços, principalmente no semiárido. Temos estudos mostrando que 57% dos municípios brasileiros são abastecidos por águas subterrâneas, provando a sua importância para garantirmos a segurança hídrica”, apontou o gestor.

Atuação

O MDR tem investido em iniciativas para garantir o acesso ao abastecimento de água para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

Para isso, impulsiona a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro, já que 70% dos poços da região têm altos índices de salinidade. Além disso, moradores das comunidades rurais são capacitados e ficam responsáveis pela gestão das unidades.

Atualmente, há 910 sistemas de dessalinização em operação nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, atendendo aproximadamente 218 mil pessoas que residem em municípios mais críticos quanto ao acesso à água. Até o fim de 2022, a previsão é de que outros 426 dessalinizadores sejam implantados na região semiárida do Brasil e mais 600 mil brasileiros tenham acesso a água.

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em dois estados do Nordeste<\/a>

Alagoas: Palmeira dos Índios receberá mais de um milhão de reais para ações de defesa civil<\/a>

Saiba mais

O XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a FENÁGUA 2022 promove um espaço para a troca de experiências e debates sobre temas relevantes da área, reunindo profissionais, acadêmicos e sociedade civil.
Neste primeiro dia foram realizadas três mesas redondas — as águas subterrâneas e o saneamento: interesses comuns e uso múltiplo; aquíferos cársticos do Brasil – desafios para uma exploração sustentável; grandes aquíferos brasileiros — e uma palestra sobre as evoluções recentes em estudos hidrogeológicos com traçadores naturais.

Foto: Divulgação / MDRFoto: Divulgação / MDR

Leia também

Plataforma Recoloca Rio Doce tem vagas de emprego em Linhares e Baixo Guandu

  Interessados em participar de processos seletivos e conquistar uma vaga de trabalho em Linhares, Baixo Guandu e região...

Operação apreende mais de 2 mil cigarros eletrônicos na Grande Vitória, Espírito Santo

  Operação Vapor apreende mais de dois mil cigarros eletrônicos em municípios da Grande Vitória — Foto: Polícia Civil/Divulgação Mais...

Quais membros da família podem pedir abertura do inventário?

Em primeiro lugar está o cônjuge ou companheiro, depois vem o herdeiro que se encontra na posse dos...

ES: celular destruído é encontrado dentro de carro de perito aposentado da Polícia Civil que desapareceu

Veículo do perito aposentado foi encontrado incendiado na noite desta quarta-feira (3) na estrada de Xuri, em Vila...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta segunda-feira (8)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (8) com alta de 4,39% e o produto...

Operação fecha fábrica e apreende pó de café irregular no Espírito Santo; veja as marcas

Uma operação interditou, nesta segunda-feira (8), uma fábrica de café irregular em Irupi, no Sul do Espírito Santo. Embalagens...

Retomada oferta pública de disponibilidade de áreas

A Agência Nacional de Mineração (ANM) retomou, no último dia 18 de julho, a 5ª rodada de disponibilidade...

“Faltou sorte, mas está em aberto”, diz Toni Galego, após empate do Real Noroeste

  O Real Noroeste iniciou a disputa pela vaga para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D...