Confira as impressões dos candidatos sobre o primeiro dia de Enem no Espírito Santo • SiteBarra

Confira as impressões dos candidatos sobre o primeiro dia de Enem no Espírito Santo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado tranquilo e dentro do nível de dificuldade já esperado pelos candidatos que fizeram a prova em Vitória.

Neste domingo (21), eles testaram seus conhecimentos nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da prova de redação.

De forma geral, os candidatos avaliaram positivamente a aplicação e o andamento da prova e destacaram a adoção de medidas de prevenção à Covid-19.

Sobre o conteúdo das questões, a maior parte dos candidatos ouvida pela reportagem considerou o primeiro dia de provas relativamente fácil, com a prova de Linguagens exigindo um pouco mais que a de Ciências Humanas.

Desde o início da cobertura, o g1 ES perguntou aos candidatos quais as apostas sobre o tema da redação. Nenhum dos entrevistados cogitou o assunto trazido pela prova, que foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Todos os candidatos que falaram após a prova disseram ter sido surpreendidos pelo assunto.

O tema dividiu opiniões. Enquanto alguns consideraram o assunto complicado, afirmando que não consideravam o tema uma possibilidade, outros disseram que, apesar da surpresa, foi possível desenvolver bem o texto.

“Uma prova cansativa, mas não muito difícil, tranquila de se fazer”, disse João Vitor Guimarães, de 18 anos. Ele faz o Enem pela primeira vez.

Ana Lidia Pereira tem 16 anos e fez o Enem este ano como treineira. “Para quem estudou, está muito fácil”, considerou.

Evander Sanjombi achou a prova de português mais fácil e os outros assuntos em um nível mediano. O tema da redação pegou o estudante de matemática de surpresa.

Além de filosofia e sociologia, o jovem sentiu dificuldade com os textos de apoio da redação. Segundo ele, faltou “diversidade de informações” e uma abordagem mais completa sobre o assunto.

Os irmãos Gustavo e Marisa Velmer também avaliaram a prova como “fácil”, mas que a redação foi uma grande surpresa. “Um tema que eu não esperava”, confessou Marisa.

Késia Fernandes foi a terceira candidata a deixar o local de prova. Na avaliação dela, o exame deste ano estava fácil. “Foi simples. Acho que no próximo domingo que vai estar pior, que é matemática”.

Para Jean Lucas, de 29 anos, a prova estava mais cansativa do que difícil, já que havia muitos textos e poucas imagens. Ele achou o tema da redação vago e disse que os textos de apoio não davam muita base para ajudar o estudante. Ainda assim, está otimista e acredita que se saiu bem no teste.

João Pedro Corrêa, de 16 anos, considerou a prova de Ciências Humanas um pouco mais fácil que a prova de Linguagens. Ele faz o exame neste ano como treineiro.

Faltando poucos minutos para o fechamento dos portões, alguns candidatos tiveram que se apressar para conseguir entrar nos locais de prova.

Este foi o caso de Matheus Bernardo de Oliveira, de 18 anos. Cerca de dez minutos antes dos portões serem fechados, ele foi impedido de entrar na Faculdade Doctum, em Vitória, por estar sem o documento de identificação.

No minuto final para o fechamento dos portões, o rapaz protagonizou um momento de tirar o fôlego. Ele correu ao encontro de um familiar que trazia o documento que faltava e conseguiu passar pelo portão na contagem regressiva.

Duas jovens quase desistiram de entrar. No entanto, quando faltavam menos de dois minutos para os portões se fecharem na Faesa, em Vitória, uma torcida se formou para animá-las a subirem a ladeira.

Gustavo e Marisa Velmer avaliam primeiro dia de provas do Enem no ES
Gustavo e Marisa Velmer avaliam primeiro dia de provas do Enem no ES

 

A estudante Késia Fernandes fez a prova do Enem em Vitória — Foto: Reprodução/Álvaro Guaresqui
A estudante Késia Fernandes fez a prova do Enem em Vitória — Foto: Reprodução/Álvaro Guaresqui

 

Jean Lucas, de 29 anos, fez a prova do Enem em Vitória — Foto: Carla Luz/Rede Gazeta
Jean Lucas, de 29 anos, fez a prova do Enem em Vitória — Foto: Carla Luz/Rede Gazeta

 

Candidatos chegam para primeiro dia de provas do Enem — Foto: Rede Gazeta

Candidato corre para entrar em local de prova do Enem, em Vitória — Foto: Reprodução/Álvaro Guaresqui
Candidato corre para entrar em local de prova do Enem, em Vitória — Foto: Reprodução/Álvaro Guaresqui