Confira algumas dicas da Caixa para evitar golpes e fraudes

Auxílio Emergencial: Confira algumas dicas da Caixa para evitar golpes e fraudes

Fique atento e evite acessar links recebidos por mensagens no celular e redes sociais.
– Foto:
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Caixa utiliza diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras e assegurar que as transações dos clientes sejam feitas com segurança. Mas apesar dos dispositivos de segurança nas plataformas digitais do banco, o cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

Junto com outros órgãos de governo, Polícia Federal e as próprias lojas de aplicativos, a Caixa monitora e atua continuamente para bloquear e desativar esses serviços falsos. Apenas entre 19 de março e 17 de abril, foram verificados e desativados 60 sites e aplicativos fraudulentos e/ou com informações falsas referentes ao Auxílio Emergencial.

Especificamente para o benefício Auxílio Emergencial, é muito importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os canais oficiais da Caixa ou do Governo para buscar informações e acesso aos serviços. Neles são utilizados fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo. Assim, podemos garantir que ao utilizar os aplicativos oficiais da Caixa as informações e transações dos clientes estarão seguras.

Exemplo de “iscas”:

  • Aplicativos sobre o Auxílio Emergencial e Coronavírus não oficiais (do governo);
  • Registro para receber vacina, álcool em gel, máscaras e outros produtos;
  • Agendamento de testes da Covid-19 e outros.
  • Links no WhatsApp e SMS que prometam Corona voucher; álcool gel; vacinas e medicamentos; agendamento de auxílio emergencial.

 

Dicas de segurança


Links para páginas falsas

O fraudador encaminha e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais, se passando por um amigo ou uma empresa conhecida e contendo dados do próprio cliente, para induzi-lo a clicar em um link que o direciona para páginas falsas, criadas com intuito de capturar senhas e dados confidenciais. O link também pode levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

Fake news

Antes de compartilhar informações sobre a epidemia e o Auxílio Emergencial, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais para confirmar se é realmente verídico, tais como: Ministério da Saúde; Ministério da Cidadania; Ministério da Economia; Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; Caixa; Dataprev; jornais e sites de relevância.

Navegadores e antivírus

Não utilizar programas de navegação (browser) e antivírus desatualizados, pois deixará seu computador mais vulnerável às ameaças cibernéticas. Utilizar programas que visam manter a segurança eletrônica dos seus dados e de seus familiares. Além dos antivírus, existem programas conhecidos como firewall pessoal, que monitoram comportamentos considerados suspeitos no computador.

Certificado e https

O “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites, indica se a conexão é segura para a inserção de dados. Para conferir o Certificado de Segurança do site, deve aparecer a imagem de cadeado antes do endereço, e então o usuário pode clicar neste cadeado para verificar este certificado e sua data de validade.

Navegação em ambiente digital Caixa

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. O banco não envia SMS com link e só envia e-mails se você autorizar.

Segurança bancária antifraudes

A Caixa Econômica orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os seus canais oficiais ou do governo (site auxilio.caixa.gov.br; app Caixa I Auxílio Emergencial e Central de atendimento pelo telefone 111) para buscar informações e acesso aos serviços. Neles são utilizados vários fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo.

No caso da ativação das contas Poupança Social Digital, uma solução integrada de autenticação digital verifica a integridade dos dados fornecidos pelo cliente e do dispositivo utilizado no momento do cadastro. As rotinas monitoram comportamentos comuns praticados por fraudadores e golpistas em suas contas e geram alertas e bloqueios, de forma a inibir as ações dos criminosos. Adicionalmente, outras camadas de segurança foram incluídas, como a realização de perguntas, vinculando de forma forte o cliente ao telefone fornecido e mitigando assim o risco de um fraudador se passar por outra pessoa e receber o benefício.

 

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