Conferência debate temas sobre a saúde mental no pós pandemia • SiteBarra

Conferência debate temas sobre a saúde mental no pós pandemia

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), a 1ª Conferência Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores, no bairro Irmãos Fernandes, e foi uma excelente oportunidade para se pensar sobre o fortalecimento da saúde da mente humana no pós pandemia.

Participaram profissionais da Saúde Municipal, da Educação Municipal, da Assistência Social Municipal e sociedade civil organizada. A Psiquiatra Juliana Schwartz falou do crescimento no número de pessoas com ansiedade, síndrome do pânico, depressão, transtorno compulsivo e que se tornaram dependentes de alguma substância química.

“A saúde mental vai além de medicamentos. O tratamento adequado oferece alívio do sofrimento psíquico, tanto do paciente quanto dos familiares, que também adoecem junto. Com o tratamento o paciente consegue se socializar”, falou a psiquiatra.

Atualmente 2600 pacientes francisquenses são atendidos pelo Laboratório Municipal de Saúde Mental, que está situado à Rua Henrique Fanti, S/N, no bairro Nova Barra.

No encontro desta quinta, além de discutir questões voltadas para a temática, os profissionais colocaram em debate cinco importantes eixos.