Concluída 1ª fase do Inquérito Sorológico em Barra de São Francisco

Do dia 13 ao dia 15 de maio foi colocado em prática a primeira fase do Inquérito Sorológico para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19) na população francisquense. A testagem foi realizada através de sorteio, e nessa primeira fase 120 testagens apontaram resultado negativo.

Caso alguma das pessoas sorteadas se positivassem, todos os residentes no domicílio também seriam testados e encaminhados para a Unidade Referência, que fica ao lado da Unidade de Saúde Alvino Campos (Pavilhão), no Centro. O objetivo do estudo não é o de diagnosticar, mas apontar a prevalência da população infectada.

Durante esses três dias as equipes visitaram residências situadas em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada equipe é composta por um técnico de enfermagem, um agente comunitário de saúde e um motorista.

Setores Censitários Barra de São Francisco:
Setor 13 – Bambé
Setor 14 – Centro
Setor 15 – Vila Vicente

Para a segunda etapa, que será realizada nos dias 8,9 e 10 de junho, não haverá mudanças nos setores censitários do município, mas serão visitados novos domicílios segundo metodologia do IBGE. Outras 120 testagens serão realizadas, e para maior segurança dos moradores toda a equipe será testada para COVID-19 e usara equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Fazemos um apelo à população francisquense: quem tiver sua casa sorteada, continue recebendo bem a nossa equipe. Permita que ela realize o trabalho, pois irá colaborar para que possamos conhecer a realidade mais apurada sobre essa pandemia no nosso município”, pediu a Enfermeira Helba Chequetto, que é Coordenadora do inquérito.

Leia mais

Leia também