Comunidades de Linhares adotam sistema de aquaponia

Compartilhe

 

Quatro comunidades de Linhares, no Espírito Santo, participam do projeto-piloto de aquaponia Cultivando para Pescar. Desenvolvido pela Fundação Renova em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus de Piúma/FACTO, a iniciativa possibilita o cultivo integrado de hortaliças e a criação de peixes. Nove tanques de aquaponia serão instalados em cada comunidade, totalizando 36. Neste sistema, serão cultivados a tilápia e a alface, pela grande aceitação por parte dos consumidores.

Em Areal, os testes de operações foram iniciados. O sistema já conta com a conclusão da parte hidráulica e a realização do povoamento de peixes, que vem sendo acompanhado pela equipe. As próximas etapas serão compostas pela montagem das estufas (sistema de produção das hortaliças). Em breve, a montagem do sistema será concluída em Povoação e iniciada em Regência e Entre Rios.

Como funciona

O sistema de aquaponia permite a integração da criação de organismos aquáticos (aquicultura) com o cultivo de hortaliças (hidroponia), por meio do aproveitamento da água e do efluente (resíduo) da aquicultura, utilizados como substrato para as plantas. Os peixes criados em tanques e alimentados com ração liberam dejetos ricos em nutrientes, que podem ser bombeados para outra parte do sistema, onde estão as hortaliças. Assim, as raízes das plantas, cultivadas em sistemas flutuantes, retiram os nutrientes e purificam a água, que retorna ao local onde são produzidos os peixes.

CapacitaçõesA oferta de capacitação aos participantes faz parte do projeto. Até o momento, 162 pessoas participaram de cursos nas quatro comunidades. Foram realizadas aulas de Piscicultura Superintensiva (quatro comunidades), Hidroponia (Entre Rios, Areal e Povoação) e Beneficiamento de Pescados (Areal). Os cursos de Mecanização e automação do cultivo e Formação de custo e preço serão ministrados ainda neste ano pela equipe executora do Ifes/FACTO.

Aquicultura no Ceará Fonte: Agência Senado – Foto ilustrativa

Leia também

Torcida esgota ingressos para jogo entre Nova Venécia e Portuguesa (RJ)

  Apoio não vai faltar! A torcida do Nova Venécia esgotou, em pouco mais de 24 horas, toda a...

Carreata

      Vila Pavão já está em clima de Pomitafro. A carreata...

Servidores participam de palestra sobre Formação na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu na última terça-feira, 9, no plenário da Câmara de Vereadores de...

Acidente é registrado no Centro de Nova Venécia

  Uma mulher ficou feriada em um acidente na manhã desta terça-feira, dia 09, no Centro de Nova Venécia....

Plantão da cidadania: advogados atendem população de graça em praça de Vitória

  Plantão da Cidadania acontece na Praça Oito, Centro de Vitória, nesta sexta-feira (5) Mais de 100 profissionais, entre advogados...

Copa Rural de Futebol Amador deve começar no próximo fim de semana com clássico entre Bagaço x Vale 7

Com a presença de 14 dos 16 times convidados a Copa Rural de Futebol Amador 2022, terá início,...

Forró da terceira idade faz a alegria dos idosos francisquenses

A Prefeitura de Barra de São Francisco promoveu na tarde do domingo, 7 de agosto, a segunda edição...

Freitas promove encontro ‘Lideres em Ação’ em Nova Venécia, nesta terça-feira (09)

  O deputado estadual Freitas (PSB), vai promover, nesta terça-feira (09), a partir das 18 horas, no Cerimonial D’Venézia,...