Comunidade comemora 124 anos de devoção a Santo Antônio

Compartilhe

 


Celebrações, missa, roleta e procissões marcam a programação, que terá ainda apresentação da Banda UH


A comunidade da Igreja Santo Antônio do Córrego da Serra comemora os 124 anos de devoção ao padroeiro, com celebrações, missa, roleta e procissões. A informação é de Cintia Zaché, da Rede Notícia.

A festa começa neste sábado (11) e vai até a segunda-feira (13), data que é comemorado o Dia de Santo Antônio.

No domingo (12), após a celebração, haverá almoço e apresentação da banda UH. Durante os dias de programação, haverá a benção dos pães, que acontece durante a missa, na segunda-feira, dia de Santo Antônio.

Ainda, será servido capelletti, taiadela, pastelão, comidas típicas e terá pula-pula para as crianças.

Programação
Sábado – 11 de junho
18h – Celebração, com a participação da comunidade do Bonfim
Roleta e comidas típicas, pula-pula

Domingo – 12 de junho
10h30 – Procissão com a centenária imagem de Santo Antônio, saindo do local onde existiu o primeiro oratório (Propriedade do Pepeu). Após, celebração com a participação da comunidade Nossa Senhora das Graças (Bela Vista)
Almoço, roleta, e apresentação da Banda UH, pula-pula

Segunda-feira – 13 de junho (Dia de Santo Antônio)
18h – Procissão luminosa saindo da frente da casa do seu Valdó, início do asfalto.
19h – Missa celebrada pelo padre Enizael
Roleta e comidas típicas, pula-pula


A saudade de quem sempre ajudou na comunidade

A comunidade da Igreja Santo Antônio do Córrego da Serra comemora os 124 anos de devoção ao padroeiro, mas este ano, traz quatro grandes perdas de membros atuantes na igreja, todos eles faleceram em 2021. Se reformulando, mas com muito entusiasmo, a equipe vem trabalhando para dar continuidade à devoção ao padroeiro.

Uma das principais lideranças da Igreja Santo Antônio, no Córrego da Serra, Matilde Cleta Veridiana dos Santos, mais conhecida como Tide, faleceu aos 89 anos.

A aposentada era coordenadora geral da Igreja há muitos anos, devota de Santo Antônio e uma das “guardiãs” da Igreja. Mãe de dois filhos, um já falecido, Tide nasceu dia 10 de fevereiro de 1932, na região do Rio Preto em Nova Venécia e morava há mais de 40 anos, Travessa Ernesto Ayres Farias, no caminho que leva à histórica capela de Santo Antônio do Córrego da Serra.

Matilde era servidora da Prefeitura de Nova Venécia, casou-se com Antônio dos Santos. Dessa união nasceram seus dois filhos: José (já falecido) e Maria de Fátima dos Santos.

Sua devoção e carinho pela capela de Santo Antônio despontaram quando já auxiliava sua grande amiga Francelina Boldrin, a saudosa Dona Chula, nas famosas festas do santo casamenteiro. Tide, com certeza, tinha a Igreja Santo Antônio, não como sua segunda casa, mas sim, como sua casa.

» Uma das principais lideranças da Igreja Santo Antônio, no Córrego da Serra, Matilde Cleta Veridiana dos Santos, a eterna Tide

Dorita

Maria das Dores Theodoro de Souza, mais conhecida por Dorita, faleceu aos 61 anos e também deixou um vazio na comunidade.

Muito prestativa e incansável, Dorita sempre fez questão de ajudar na cozinha da cantina durante as festas, e por ali, ela fritava salgado, distribuía almoço, preparava os pratinhos e refeição, e sempre com a mesma alegria.

Dorita era esposa de Francisco de Assis Marques, o Chico, mãe de Priscila e avô de Armando e Artur. “Todo ano ela ajudava na igreja, levava os pães para benzer, e depois, levava o pão para cada irmão. Minha mãe fazia responso também com a oração de Santo Antônio, e muita gente a procurava quando perdia um objeto, a reza dela sempre foi poderosa e com muita fé. Devota de Santo Antônio , ela tinha diversas imagens do santo em casa, e no hospital, antes de morrer, foi a ele que ela recorreu para pedir a curar e tirar sua dor”, fala a filha.

» Na cozinha da cantina, Dorita transbordava alegria durante as festas do padroeiro

Cabeludo

Cabeludo, assim era conhecido pelos mais íntimos, o Erenildo Boldrine dos Santos, que faleceu com 68 anos, sendo outra grande perda para a comunidade de Santo Antônio.

Cabeludo, que também fazia parte da comunidade da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, era um dos responsáveis pela ornamentação durante as festas de Santo Antônio e era um dos que assava as galinhas, da tradicional roleta.

Pai de Cleidiani Soares dos Santos, além da filha, Cabeludo deixou a neta Eloah e o neto Lucca. “Ele sempre gostou de ajudar nas festas. No Bonfim, era ele quem fazia as ornamentações e assava as galinhas, na festa do Santo Antônio, a mesma coisa, meu pai era um grande atuante e ajudava muito”, diz a filha.

» Erenildo Boldrine dos Santos, ou Cabeludo, assava as galinhas sorteadas na roleta

Marilza

Mais uma grande perda para a comunidade do Córrego da Serra, foi a partida da Marilza Rodrigues Lourenço, aos 51 anos. Ela era vice-coordenadora da Igreja, passando a coordenadora geral, após a morte da Tide.

Marilza sempre atuou na igreja Santo Antônio com alegria, segundo seus familiares, e fazia questão de confirmar sua devoção ao padroeiro diariamente.

Além da igreja no Córrego da Serra, ela era integrante do Coral São Marcos e Grupo Afro do Bonfim.

Marilza deixou cinco filhos: Geycie, Jéssica, Ligiane, Pablo, e Uesley, dois netos, Lucca e Eloah, e o marido, Antônio Eliseu Lourenço. “Ela era ministra também, e a Igreja Santo Antônio era uma de suas grandes paixões”, fala a Jéssica.

Aqui, a Rede Notícia, em nome da comunidade Santo Antônio, presta uma homenagem aos quatro eternos integrantes da Igreja no Córrego da Serra, com a certeza de que, cada um deles, deixou um enorme legado na comunidade. Para sempre, Tide, Cabeludo, Dorita e Marilza!

» Marilza Rodrigues Lourenço foi coordenadora e vice-coordenadora na comunidade

Leia também

Investimento de R$ 1,2 bilhão em aviação regional facilita acesso a cidades e aumenta conectividade do país

Pistas maiores e terminais mais confortáveis vão melhorar a infraestrutura do Aeroporto de Dourados, no Mato Grosso do...

Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira...

‘Sou bissexual’, diz ex-jogador Richarlyson

NATHAN FERNANDES CÓRDOBA, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Pela primeira vez, o ex-jogador Richarlyson falou sobre sua sexualidade publicamente. Em...

Especialista defende uso da tecnologia com foco na população

O uso de tecnologia por governos deve ter foco na população, afirma o diretor de sistemas e inovação...

Mais de mil produtos agropecuários do Mercosul vão ter imposto zero para entrar no mercado europeu no primeiro ano do acordo com a UE

Cerca de 39% dos produtos agropecuários do Mercosul vão ter alíquota zero para entrada nos países da União...

Barra de São Francisco faz bonito e vence jogos preparatórios para as Finais da COPA A GAZETINHA

Foi realizado neste sábado, 25/06/2022, às 08 horas da manhã no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, três...

Homem tenta roubar casal de idosos e é preso pela PM em São Gabriel da Palha

  Um homem de 45 anos foi detido por policias militares, na noite desta quarta-feira (22), em São Gabriel...