O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (27), que o comprovante da vacinação contra a Covid-19, o chamado “passaporte da vacina”, será cobrado em bares e restaurantes do estado.
A exigência também vale para qualquer outro estabelecimento em que o cliente precisa retirar a máscara para se alimentar ou hidratar, como padarias e supermercados que possuem setor de lanchonete, por exemplo.
De acordo com o governo, as mudanças começam a valer na próxima segunda (31).
“Temos, naturalmente compreensões. Temos bares abertos perto de praias e nestes locais a fiscalização vai ser mais orientativa, com ações como ensinar a baixar o aplicativo ‘Vacina e Confia’ e orientar sobre a importância. Mas onde tem controle de entrada a fiscalização exigirá o cumprimento da norma”, disse Casagrande.
A medida vale para toda as 78 cidades capixabas, não importando a classificação delas no mapa de risco. Um novo mapa será divulgado nesta sexta (28).
Não haverá restrição nos horários de funcionamento dos estabelecimentos.
Segundo o governador, a decisão foi tomada após reunião com entidades empresariais dos setores e motivada pelo aumento dos casos da doença no estado e a forte presença da variante ômicron.
O passaporte já era cobrado desde 2021 em cinemas, teatros, boates, shows, cerimoniais e bares e restaurantes que têm pista de dança ou atrações musicais.
“O que estamos decidindo hoje é para este momento. Pode ser que para semana que vem outras medidas sejam tomadas. Não podemos ficar inflexíveis às mudanças nas medidas qualificadas”, explicou o governador.
Aulas
Sobre as aulas da rede estadual, o governador disse que, mesmo com o crescimento nos casos de Covid-19, o retorno está mantido para o dia 3 de fevereiro.
A data vale para as 450 escolas da rede estadual de ensino, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral, nas modalidades de ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional.
As férias escolares nas escolas administradas pelo governo estadual acontecem de 18 a 23 de julho e o encerramento das atividades letivas será no dia 14 de dezembro, para todas as modalidades.
