Saiba quais cuidados devem ser tomados para conservar o piso por mais tempo
(Créditos: iStock)
O piso de uma casa faz total diferença no visual e pode até determinar o estilo de decoração de um ambiente. O porcelanato é uma escolha assertiva para quem deseja um estilo elegante e clean ao mesmo tempo. As cores claras, principalmente, deixam os cômodos com um ar mais agradável e minimalista.
Esse tipo de piso demanda alguns cuidados importantes para manter a beleza e integridade da superfície. Para isso, existem alguns produtos simples que podem ajudar na hora da limpeza de porcelanato e podem ser encontrados em lojas de materiais de construção ou até mesmo em supermercados. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na hora de limpar e conservar o piso.
Limpeza de porcelanato encardido e manchado
A mistura de detergente neutro com água é uma das opções mais recomendadas para limpar os pisos encardidos pela sujeira do tempo. Essa é uma das soluções, mas o uso de vinagre também pode ajudar na limpeza, deixe-o agir por alguns minutos e retire com um pano umedecido com água.
Assim como no caso de pisos encardidos, a mistura da água com detergente neutro também pode resolver a questão das manchas. Se for o caso de uma mancha mais difícil de tirar, como tinta, é importante que seja utilizado o removedor indicado pelo fabricante para não correr o risco de estragar o porcelanato.
Limpeza diária
Para manter a qualidade do piso no dia a dia, alguns cuidados são essenciais e simples de serem feitos. Limpar semanalmente, colocar feltro nos pés dos móveis, higienizar algo que cair no piso na mesma hora e lembrar sempre de usar um pano limpo na higienização são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração.
Como limpar os diferentes tipos de porcelanato?
Existem diferentes modelos de porcelanato e cada um deles demanda um tipo diferente de cuidado na hora de limpar. No porcelanato fosco, por exemplo, é importante usar uma vassoura macia ou um aspirador para tirar a poeira, passar um pano limpo com detergente e água e finalizar com um pano seco.
O modelo de porcelanato polido é um dos mais famosos e geralmente é bem brilhoso devido ao polimento. Assim como o fosco, é preciso primeiro tirar a poeira e passar um pano com detergente e água, mas pensando em uma pouca quantidade de produto, que não chegue a fazer espuma, e terminar secando com um pano. No porcelanato preto ou amadeirado pode ser usada a mesma fórmula de limpeza.
O porcelanato acetinado tem um acabamento fosco que recebe durante a esmaltação e é ideal para quem busca algo discreto e minimalista. Assim como os outros modelos, a limpeza dele também pode ser feita com a mistura de detergente e água, a diferença é na hora da finalização, que não precisa ser feita com um pano seco, pode deixar secar naturalmente.