Comissão de Gestão Pró Educação e Saúde assessora escolas venecianas para o retorno às aulas presencias

No dia 02 de junho, a Comissão de Gestão Pró Educação e Saúde (CGESNV) se reuniu, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, para cumprir algumas das ações previstas no Plano de Retomada elaborado ainda em fevereiro deste ano.

Durante a reunião, a Comissão, que é formada por representantes de todos os segmentos envolvidos nas duas áreas, traçou o cronograma de trabalho a ser executado nas unidades de ensino, objetivando dar assessoramento, acompanhamento e orientações aos gestores escolares, professores, auxiliares de serviços gerais e, até mesmo, tirar dúvidas quanto a melhor forma de implementação dos protocolos de segurança sanitária para o retorno às aulas presenciais.

Seguindo o cronograma, os trabalhos tiveram início no dia 15 de junho e já atenderam 42 escolas, tanto na sede, quanto na zona rural. “A previsão é chegar a todas as escolas até o dia 28 de junho”, informou Racely Altoé, membra da Comissão.

A EMEIEF Darcy José Menon, escola multisseriada localizada em área rural, por exemplo, foi uma das unidades que recebeu a Comissão no último dia 17.

A professora, Maria das Neves Pinheiro Vidotto, se mostrou receptiva aos trabalhos desenvolvidos pela Comissão. “Esta visita simboliza a grande preocupação da atual gestão com o retorno dos estudantes e foi muito importante, porque contribuiu de forma positiva, orientando os professores sobre como deixar a sala de aula pronta, com adequações e com segurança para receber os alunos. Todo o espaço foi pensado, orientado e preparado para o retorno. Muitas coisas, os professores já haviam feito, de acordo com o Plano Estratégico construído anteriormente, em formações dadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e as adaptações serão colocadas em prática a partir das próximas semanas. Cada professor das escolas rurais deste município está buscando formas de deixar o espaço acolhedor e seguro para receber nosso maior patrimônio: o estudante.” declarou.

Já para a professora Elaine Oliveira dos Santos, diretora da EMEF Bairro Altoé, o trabalho da Comissão foi enriquecedor. “Fundamental no sentido de validar os serviços já adiantados pela escola, assim, foi conferido o que já havia sido realizado, sanadas algumas dúvidas ainda existentes, compartilhadas ideias, sugestões e orientações. Ajudou muito na preparação das nossas escolas no sentido de garantirmos um ambiente escolar seguro para o retorno nossos alunos, professores e toda equipe escolar às aulas presenciais”.

“A equipe da Secretaria de Educação está trabalhando muito para atender as recomendações definidas na Portaria Conjunta Sedu/Sesa Nº 01-R, de agosto de 2020, e garantir o direito de aprender dos educandos”, frisou a professora Wanessa Sechim, secretária de Educação e presidente da Comissão.

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, endossou a fala da Secretária “Estamos preparados para trabalhar, mas, em primeiro lugar, estamos resguardando vidas, priorizando fatores para segurança de todos os profissionais da educação, famílias e alunos. Nossa verdadeira preocupação é com as pessoas”.