Comércio volta a funcionar aos sábados na Grande Vitória; restaurantes podem abrir todos os dias da semana

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, autorizou a abertura do comércio na Grande Vitória de segunda a sábado. A medida começa a valer já a partir deste sábado (8), em municípios enquadrados como risco baixo e moderado.

A abertura também é válida para shoppings, que poderão funcionar de 12h às 20h, de segunda a sábado. A outra mudança é em relação aos restaurantes, inclusive dos shoppings, poderão abrir todos os dias da semana, até às 18h. O funcionamento de bares continua proibido.

O anúncio foi feito por Casagrande em coletiva, na tarde desta quinta-feira (6). O governador destacou que, extraordinariamente neste sábado, por conta do Dia dos Pais, está autorizado o funcionamento do comércio, de 09 às 15h, e dos shoppings, de 12h às 20h, em todos os municípios capixabas, independente do grau de risco.

“Nós tomamos medidas de lá pra cá dentro de uma matriz de risco e chegou a hora de ir aperfeiçoando cada vez mais. Achamos que era hora de mudar algumas das medidas qualificadas, de cada grau de risco e enquadramento dos municípios”, destacou o governador.

RISCO BAIXO

Para os municípios com risco baixo, as atividades são normais. O que muda é o funcionamento dos restaurantes e bares. Esses o comércio pode funcionar em horário normal e todos os dias da semana. Tínhamos uma restrição ao funcionamento de bares e restaurantes e também estamos mudando para que seja o funcionamento sem restrição de horário e dia da semana.

RISCO MODERADO

Poderá funcionar o comércio de segunda a sábado, sendo que no s´´abado, seja o funcionamento de 09h às 15h. Os municípios que têm menos de 70 mil habitantes podem funcionar 6 horas e podem escolher o horário de funcionamento, desde que não passe das 18h. Com mais, pode funcionar de 10h até 16h, de segunda a sexta-feira, e no sábado, de 09h às 15h. Sobre bares e restaurantes, inclusive em shoppings,  está autorizado o funcionamento todos os dias da semana, até 18h.

RISCO ALTO

Nos municípios de risco alto, o comércio está autorizado a funcionar apenas cinco dias da semana. O município pode escolher se quer funcionar de segunda a sexta ou de terça a sábado. Em relação aos restaurantes, o funcionamento é de segunda a sábado, mantendo a proibição os domingos.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Leia também