Os setores de comércio, serviços e indústria de Barra de São Francisco não poderão abrir as portas nesta quinta-feira, 16, feriado municipal de Corpus Christi, sem autorização da Prefeitura Municipal. De acordo com o Sindicomérciários, no caso do comércio em geral, eles terão que pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100%, independente de trabalharem em regime de escala, devem fornecer transporte e alimentação aos funcionários e o valor pago pelo dia trabalhado não pode ser inferior a R$ 70,65.
A entidade explica ainda que, mesmo obedecendo a convenção coletiva dos comerciários, o setor precisará obter autorização (alvará) da Prefeitura Municipal para abrir as portas.
Tradicionalmente, o comércio não abre na data, até porque, parte das avenidas principais da cidade são fechadas para a colocação dos tapetes e procissão de Corpus Christi.
Alguns supermercados ouvidos pela nossa reportagem já confirmaram que não vão funcionar porque o custo de abertura é muito alto.
Ponto facultativo
Por outro lado, todos os órgãos públicos municipais, estaduais e federais estarão fechados nesta quinta, 16 e na sexta, 17, ponto facultativo em todas as esferas.
Confira o decreto municipal: https://www.pmbsf.es.gov.br/uploads/lei/decreto-79-1655307574.pdf
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as unidades bancárias do país não terão expediente no dia 16, quinta-feira, mas voltam a abrir normalmente na sexta, 17.
As contas de consumo e carnês com vencimentos no dia 16 poderão ser pagas na sexta-feira, sem acréscimo do valor.