Comarcas abertas! Após lutar contra fechamento, deputado Enivaldo comemora decisão do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça concedeu, após repetidas denúncias e reclamações partindo de autoridades de diferentes esferas do Poder Público, liminar suspendendo a medida do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que reduzia de 69 para 41 o número de comarcas no Estado.

Entre as principais lideranças contrárias ao fechamento, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos parabenizou o CNJ, além de outros parlamentares que também utilizaram seus discursos para fazer frente à decisão do Judiciário capixaba.

“Foi um orgulho muito grande receber esse comunicado do CNJ sobre um assunto que feriu 28 municípios do Estado, que foi o cancelamento das comarcas. A Assembleia foi forte e combativa neste episódio, todos os deputados participaram e quero parabenizar a todos que se manifestaram, mesmo sabendo que o Tribunal de Justiça, através do seu presidente, estava com sangue nos olhos querendo fechar essas comarcas”, disse Enivaldo.

A decisão atende a uma representação apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo. A representação, assinada pelo presidente José Carlos Risk Filho, argumenta que a entidade não participou da decisão que “alteraria a vida de advogados, servidores e jurisdicionados” nos municípios.

Também membro da Ordem no Estado, Enivaldo teceu elogios a Risk que, semanas antes, havia sido convidado a ingressar nas manifestações contrárias ao fechamento arbitrário de comarcas no Estado.

“Mostrou estar alinhado com os interesses da classe, do Direito e da população como um todo, já que atendeu aos clamores feitos por um posicionamento da Ordem. Foi de extrema felicidade a representação feita pelo presidente da OAB-ES e gostaria de estender a ele meus cumprimentos por esta conquista”, concluiu o deputado.

Em sua decisão, a conselheira Ivana Farina Navarrete Pena recorreu a iniciativa do Tribunal de Justiça em “adotar soluções mais incisivas” para integrar as comarcas mas solicitou – em um prazo de até 15 dias – estudos que fundamentem esta medida.

A integração das comarcas atingiu diretamente os municípios de Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibitirama, Iconha, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte e Vargem Alta.

 

 

Leia mais

Governo começa a pagar segunda parcela do Auxílio Emergencial

Segunda parcela começa a ser paga para os beneficiários do Bolsa Família – Foto: ...

Homem é assassinado a tiros no bairro Altoé

Imagem ilustrativa Um homem foi assassinado a tiros na...

Adiamento das eleições: Senadora capixaba diz que “o Brasil fez um estica e encolhe que acabou prejudicando”

A senadora capixaba Rose de Freitas (Podemos), no debate sobre o adiamento das eleições, defendeu que a nova data seja marcada para dezembro. Ela disse...

Governo Federal entrega obra de recuperação da BR-349 na Bahia

Obra está localizada no trecho entre o km 752,8 e o km 841,4, próxima aos municípios de Bom...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...