Comandante-geral da Polícia Militar palestra para os alunos oficiais do 2º ano

Compartilhe

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ministrou uma palestra para os alunos oficiais do 2º ano, na tarde desta quinta-feira (19), na Academia de Polícia Militar (APMES).

O tema central foi sobre “Os desafios da Polícia Militar frente ao cenário atual e futuro da Segurança Pública”. Ao discorrer sobre o assunto, o comandante falou sobre a importância do planejamento institucional para os futuros gestores, e os impactos das tomadas de decisões (ou falta delas) no futuro da Corporação.

“Viemos aqui falar daquilo que a Instituição espera dos senhores. É preciso conhecer o cenário que os aguarda. Meu objetivo maior é que saiam daqui com uma visão mais próxima da realidade, mapeando os desafios para que se tornem bons gestores”, afirmou.

Nessa linha de raciocínio, o coronel Caus exemplificou algumas dificuldades que a Corporação enfrenta atualmente devido aos impactos da descontinuidade de políticas de segurança pública. Uma delas é o déficit de efetivo provocado pelo vácuo de três anos sem concurso público, que implicou na diminuição de policiais militares nas ruas e repercutiu, consequentemente, na qualidade da prestação de serviço ao capixaba.

“Para vencer esse desafio e tantos outros focamos em um planejamento estratégico de peso, buscamos investimentos e realizamos uma reestruturação da Polícia Militar. Junto ao Governo do Estado conseguimos atualizar os concursos de forma anual para recompor o efetivo, bem como reformar estruturalmente as Unidades, renovar a frota com a aquisição de mais de mil viaturas e adquirir os melhores armamentos e equipamentos para os nossos policiais militares. Isso tudo só foi possível com planejamento e gestão fortes”, ressaltou.

O comandante-geral dissertou ainda sobre temáticas que versam sobre dinâmica da criminalidade, recursos humanos, treinamento, logística, inteligência e integração. Compartilhou inclusive sobre como são construídas as operações da PM, desde a identificação da necessidade para sua criação até a fase de execução, usando como exemplo a recente elaborada “Operação Visibilidade”.

Os alunos oficiais que, na visão do coronel Caus, logo se tornarão comandantes de Companhias da Polícia Militar, ouviram tudo de forma atenta e participaram ativamente da palestra, respondendo aos questionamentos e apresentando sugestões.

Leia também

Programa do Governo Federal instala mais de 17 mil postos de internet em todo Brasil

O governo federal entregou 17 mil pontos de internet em todo o Brasil,  por meio do programa Governo...

Prefeitura de Barra de São Francisco abre espaço com computador para quem precisa fazer inscrição no Concurso Público

  A Prefeitura de Barra de São Francisco instalou esta semana, um computador no prédio do centro da cidade,...

CDL de Vila Pavão sorteia prêmios da Campanha da Colheita

  A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vila Pavão sorteou, na última sexta-feira (01), os prêmios da Campanha da Colheita,...

Alunos recebem Polícia Ambiental e conhecem animais empalhados

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do CMEITI  Maria Idalina Machado...

Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres em parceria com WhatsApp e Robbu

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e...

Criador do meme “Me dê, papai” morre em bar

Faleceu no início da tarde deste domingo (3) cidade de Tauá, no estado do Ceará, José Iaiá mais...

Espírito Santo abre concurso público para delegado com salário inicial de R$ 12.400

O governo do Espírito Santo anunciou a realização do concurso público para o cargo de delegado de Polícia...