Com queda em doações, Hemoes incentiva doação de sangue de forma frequente

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) ainda tem registrado queda no estoque de alguns tipos sanguíneos. Esse cenário é consequência das baixas doações que têm acontecido desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Diante dessa situação, o Hemoes convida a população para adotar a prática da doação de sangue, mas de forma frequente, ou seja, que as pessoas possam se tornar doadoras regulares de sangue. A doação de sangue não pode parar durante o período de distanciamento social e quarentena

O horário para atendimento aos doadores em Colatina é das 7h às 15h20, de segunda-feira a sexta-feira. Já o atendimento à população será até as 16h. Quem pode doar Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação.

Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento.

A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Período de inaptidão para doar, após tomar vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19). Em relação às vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19) disponíveis no Brasil, a inaptidão é de dois dias para a vacina Coronavac e de sete dias para a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Porém, não há uma ressalva para quem quiser doar e, em seguida, ser vacinado. Ou seja, a pessoa que quiser doar antes de vacinar poderá doar e logo em seguida tomar a vacina. Não tem prazo para aguardar após a doação.

Onde doar Hemocentro de Colatina Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro Telefone: (27) 3717-2800 e 3717-2808.

Leia mais

Leia também