Com presença de vice-prefeito, Lemão Vitorino preside primeira sessão ordinária de 2021

As atividades que antecederam a sessão de abertura dos trabalhos para o biênio 2021/2022, contou com minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19, sendo um total de 64, por determinação do Presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino, dos componentes da Mesa Diretora e demais Vereadores.

O gesto marcou a solidariedade e respeito do Legislativo para com as famílias francisquenses enlutadas pela perda de seus parentes.

Em seguida a Abertura dos Trabalhos, biênio 2021/2022, contou com a composição da Mesa dos Trabalhos, tendo o vereador Lemão Vitorino o qual terá a incumbência de comandar os destinos do Poder Legislativo Municipal, receber os demais componentes da Mesa Diretora.

O vice-prefeito Gustavo Lacerda esteve representando o Poder Executivo nesta sessão e foi muito cumprimentado pelos presentes. Na sequência foram apresentados os representantes que integram as Comissões.

Comissão de Justiça, Legislação e Redação – Presidente – Jair Fernandes de Jesus, o Fernando Carabina, o vereador Higor Matheus Soares na condição de relator e o vereador Jadeir Pereira Brum que será o secretário.

Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização e Controle

O Presidente será João Luiz Cozer, o Lula Coser. O vereador Emerson Lima será o relator e Elivan do Vargem Alegre  atuará nesta comissão como secretário.

Na Comissão de Cidadania

O Presidente será o vereador Emerson Lima. Já o vereador Reinaldo Gomes Neri da Silva, o Borrinha atuará como secretário.

Na Comissão de Educação, Cultura e Esportes

A mesma será presidida pelo vereador Leandro Gomes dos Santos, o Leandro Ais. O vereador João Batista Farias (Sargento Farias) nesta comissão será o relator. Ficando o vereador George Stferson Ferreira (Teco Ferreira) que atuará como primeiro secretário.

Logo após a composição da mesa, o Presidente Lemão Vitorino deu as boas vindas, aos colegas, assessores e convidados, sendo em seguida a execução dos hinos Nacional e do Município.

O presidente Lemão Vitorino convidou o pastor Wanderlei de Oliveira Cunha da Igreja Assembleia de Deus setor de Vila Paulista, para exaltação da Palavra, sendo também, muito elogiado por todos pela forma com que conduziu a pregação.

Dando prosseguimento, foi concedida a palavra para o vice prefeito Gustavo Lacerda o qual também exerce a função de Secretário Municipal da Saúde. Ele agradeceu pela oportunidade de ter sido convidado para a abertura dos trabalhos legislativos da presente legislatura. Disse que espera uma parceria proveitosa com todos os parlamentares e que sempre vai estar à disposição de todos.

Quando os parlamentares ocuparam a tribuna, todos enalteceram a postura do vice prefeito Gustavo e de como este tem sido eficaz no setor de saúde. O prefeito Enivaldo dos Anjos também foi lembrado tanto pela sua atuação como deputado estadual bem como agora frente aos destinos do município. O ritmo de trabalho do Executivo Municipal mereceu elogios de todos os parlamentares. Falaram alguns vereadores, entre eles, Emerson Lima, líder do prefeito na câmara.

Pauta com seis projetos e duas moções é aprovada

Quando a ordem do dia foi apresentada, cerca de seis projetos, sendo cinco de origem do Poder Executivo e um do Legislativo, foi apresentada, discutida e aprovada pelos parlamentares. Também foram aprovadas duas moções: uma de Aplauso e outra de Pesar.

Assim o primeiro Projeto de Lei, nº 013/2021, onde o prefeito municipal solicitou Urgência Especial, que autoriza o funcionamento da Escola Municipal Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, foi aprovado.

Projeto de Lei nº 015/2021 do Prefeito Municipal solicitando autorização para que o Poder Executivo Municipal possa realizar despesas com hospedagem temporária para idosos e contratação de serviços de reforma em imóvel locado para acomodação dos mesmos. Também Urgência Especial, foi aprovado.

Projeto de Lei nº 009/2021, do Prefeito Municipal, que reestrutura o serviço de estacionamento rotativo das áreas urbanas do município de Barra de São Francisco-ES, foi baixado as comissões.

Outras matérias também foram para as comissões, para serem analisadas. São os projetos:

010/2021 onde o Prefeito Municipal solicita a mudança da nomenclatura de cargo de provimento em comissão (Superintendente Geral de Contabilidade para Superintendente Geral de Gabinete).

012/2021 – Prefeito Municipal que solicita alteração a redação dos incisos: I,II e II da Lei nº 0106, de 14 de dezembro de 2009. (Mudança de nomes de cargos do BARRAPREV).

Por fim, o Projeto de Lei nº 001/2021, onde o vereador Lemão Vitorino, solicita aprovação para concessão de título de cidadania francisquense para a Senhora Maria Rita Pereira.

Com informações da Assessoria da Câmara

Leia mais

Leia também