Com pandemia, kits de festa são vendidos para pular o São João em casa no Espírito Santo

Sem quadrilha, barraquinha e fogueira, as festas do dia de São João, comemorado nesta quarta-feira (24), perderam espaço para a pandemia do novo coronavírus. Para não deixar os festejos passarem em branco, empreendedores criaram uma solução criativa para que os capixabas matem a saudade das comidas típicas com a entrega de festas em casa.

“Como a nossa família gosta de comemorar as festas juninas e sempre fazemos muitas festas, a gente pensou em algo para que as pessoas não deixem de comemorar esse momento. Montamos kits para comemorar dentro de casa”, contou a confeiteira Renata Souza.

Ela, a irmã Tatiana e a mãe Ângela trabalham juntas há sete anos e a especialidade delas é a confeitaria para festa infantil. Com a pandemia do novo coronavírus e os eventos suspensos, elas tiveram que se adaptar ao período e decidiram fazer caixas com quitutes de festas juninas tradicionalmente vendidos nas quermesses.

Kits de festa junina são vendidos no ES para comemorar data dentro de casa — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

As caixas feitas por elas são vendidas com porções para uma até 10 pessoas, com várias opções de comidas típicas como paçoca, pé de moleque, bolo de aipim, canjica, cuscuz, pipoca e caldos.

A engenheira ambiental Sara Francisco viu o volume de serviços diminuir durante a pandemia e decidiu aproveitar o momento ganhar uma renda extra. Na caixa produzida por ela vai até a tradicional bebida da festa – o quentão.

“Teve uma baixa no nosso serviço e eu tive a ideia de fazer essas festas juninas de caixa para poder ganhar uma grana extra”, contou Sara.

Acostumada a trabalhar como personal chef e na organização de eventos gastronômicos, Marília Borges, de Vila Velha, também viu o cenário mudar com o cancelamento de eventos diante da Covid-19. Em busca de uma alternativa para manter os negócios funcionando, a chefe fez as caixas para a venda.

No cardápio dela, o cliente pode escolher quatro doces e quatro salgados com opções de kits individuais e para a família.

 

Leia mais

Leia também