Com Flamengo tumultuado, Sousa tem muito o que contornar em missão de ruptura

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A derrota para o Botafogo, neste domingo (8), pelo Campeonato Brasileiro, foi mais um ingrediente num momento turbulento vivido pelo Flamengo e que teve fortes capítulos nos últimos dias. Em meio a este cenário, o técnico Paulo Sousa tenta manter a missão de repaginar o elenco e fazer a equipe engrenar, mas vê contestação ao trabalho ganhar ecos.

Agora, o time carioca precise se preparar para enfrentar o Altos, do Piauí, nesta quarta-feira (11), em jogo de volta pela Copa do Brasil, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O time rubro-negro venceu a partida de ida por 2 a 1, e pode jogar pelo empate para garantir a vaga nas oitavas de final.

No entanto, a conjuntura no Flamengo  passa longe da tranquilidade. Durante o duelo no Mané Garrincha, no domingo, já com o resultado negativo no placar, pôde-se ouvir, das arquibancadas, pedidos pelo retorno de Jorge Jesus, “fantasma” que perseguiu os últimos técnicos do clube e ganhou ainda mais força na semana passada, com o próprio Mister externando o desejo em retornar à Gávea.

O início da caminhada de Sousa no Flamengo tem sido de altos e baixos. As derrotas na Supercopa do Brasil e no Campeonato Carioca colocaram o nome dele na mira de críticas da torcida, mas a diretoria demonstrou apoio e confiança. O técnico também fez movimentos para tentar aparar arestas que eram nítidas e conseguir uma maior conexão com os comandados, com o objetivo de tornar os próximos passos mais leves.

As mudanças mais drásticas não estavam apenas nas peças em campo, mas também nos treinos, na formação e estratégia de jogo. O treinador tenta quase que construir uma equipe com uma nova cara.

Após as frustrações iniciais em 2022, o clube rubro-negro largou bem na Libertadores e o trabalho indicava dar frutos mais maduros, apesar de ainda distante da solidez esperada. Porém, veio nova oscilação e uma bombástica entrevista de Jorge Jesus.

As declarações não caíram bem, e criaram uma confusão na Gávea, aumentando a pressão externa sobre Paulo Sousa. Apesar do clima, os dirigentes adotaram cautela e ainda não se pronunciaram de forma oficial. Sabe-se, porém, que as afirmações de Jorge Jesus não foram bem digeridas por Marcos Braz, vice-presidente de futebol.

O revés diante do Botafogo, em clássico em que entrou como favorito diante de um elenco que ainda busca um maior entrosamento, pesou e estendeu as dúvidas.

Ao apito final, foi à coletiva e falou pela primeira vez sobre Jorge Jesus. Evitou frases ácidas, mas lembrou Paulo César Carpegiani, técnico do Mundial de 1981, quase que uma forma irônica. Também admitiu que a equipe tem de melhorar em alguns aspectos, mas, principalmente, lembrou ser uma temporada de mudanças.

“Esse é um ano sensível, que há uma ruptura e uma reconstrução de processos. Precisamos dar consistência e acreditar convictamente neles”, disse.

Entre dúvidas e convicções, Paulo Sousa vive uma gangorra e busca mais que simples soluções. Com o trabalho de 2019 ainda bastante reluzente na memória dos rubro-negros, o português tenta fazer com que aquele ano seja apenas uma boa lembrança da torcida e fazer 2022, enfim, caminhar.

O número de lesões tem sido outro obstáculo do time carioca nesta temporada. Para a partida desta quarta-feira, um novo desfalque é o lateral-esquerdo Filipe Luís, que deixou o jogo contra o Botafogo ainda no primeiro tempo e teve uma lesão na panturrilha esquerda confirmada nesta terça-feira (10). Ele se junta a uma lista que já conta com Santos, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Vitinho, Marinho e Matheus França. Em compensação, Pedro e Matheuzinho já treinam normalmente com o time, e devem estar à disposição de Paulo Sousa. Uma provável escalação do Flamengo tem: Hugo Souza; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Igor Jesus); Daniel Cabral, Diego (Arrascaeta), Éverton Ribeiro e Bruno Henrique e Gabigol.

O Altos, por sua vez, chega à partida em desvantagem, após a derrota por 2 a 1 na partida de ida, e precisa vencer com pelo menos dois gols de diferença para se classificar direto -se vencer com um gol de diferença, a partida será resolvida nos pênaltis. O time piauiense viajou ao Rio de Janeiro sem a presença do goleiro Andrey, o zagueiro Del’Amore e o volante Netinho, todos lesionados. O técnico Francisco Diá deve ter como escalação inicial: Marcelo; Júlio Ferrari, Fábio Aguiar, Lucas Souza e Dieyson; Sousa Tibiri, Marconi e Diego Viana; Eliélton, Betinho e Manoel.

Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Horário: Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (11)

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Transmissão: Amazon Prime

Leia também

É possível criar gado de forma sustentável? Projeto na Amazônia mostra que sim

Mais de 40% do gado no Brasil está na região da Amazônia Legal, segundo o Censo Agropecuário de...

Ceará goleia e se aproxima das oitavas da Sul-Americana

O Ceará deu um grande passo para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana...

Prefeito sanciona Lei de abertura dos Polos Industriais em Nova Venécia

Nesta segunda-feira (16), foi sancionada pelo Prefeito, André Fagundes, a nova Lei de abertura dos Polos Industriais, que...

Kleber Andrade recebe Torneio Internacional do Espírito Santo com Seleção Brasileira Sub-20

A CBF confirmou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, a realização do Torneio Internacional do Espírito Santo, no estádio...

Patrolamento de estradas segue firme na região do Córrego Santa Angélica em Barra de São Francisco

Maquinários e o carro pipa da secretaria de Transportes e estradas da prefeitura de Barra de São Francisco,...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (02)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bi do governo por arrecadação com leilão do pré-sal

Estados e municípios receberam, nesta sexta-feira (20), repasse de R$ 3,67 bilhões do Governo Federal pela arrecadação com...

Mulher é assassinada a facada pelo companheiro em Colatina

Uma mulher de 33 anos, identificada como Analine Francisco foi brutalmente assassinada a facada pelo companheiro dela, um...