Com exportação em alta, setor de rochas tem financiamento no Bandes

Compartilhe

Um dos destaques da economia capixaba, o arranjo produtivo de rochas ornamentais envolve uma cadeia produtiva numerosa e um parque industrial importante para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, além de ter impacto direto na balança comercial. O atendimento ao setor é prioritário dentro da estratégia de negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que movimentou no triênio 2019-2021, mais de R$ 34 milhões em investimento nas diferentes fases de produção, aquisição de maquinário e modernização do parque industrial e capital de giro.

Metade deste valor foi contratada com o objetivo de modernização do parque fabril, como a aquisição de máquinas e equipamentos mais modernos, dando maior competitividade à produção e qualidade ao produto final disponibilizado no mercado.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, enfatiza que a forma de atuar do Bandes, próxima aos setores prioritários para a economia capixaba, possibilita que empreendimentos estratégicos tenham um atendimento mais ágil e alinhado com a política de desenvolvimento do Governo.

“A atuação do banco com o setor é voltada para o fortalecimento do arranjo produtivo local que é tão importante para o nosso Estado. Pela sua importância para o PIB capixaba e para a geração de empregos, o setor é um dos priorizados dentro da estratégia de negócios do banco, com nossa equipe de atendimento bem próxima, construindo soluções para as demandas especificas da atividade O Bandes tem um portfólio de produtos e de serviços adequados às necessidades do empresariado, apoiando as diversas etapas da produção, bem como a implantação, a expansão, a modernização e o desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados”, destaca Marcos Kneip

A oportunidade de estruturação de negócios da cadeia produtiva tem reflexos na participação no mercado. De acordo com dados disponibilizados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), as exportações de rochas ornamentais capixabas alcançaram um desempenho histórico no último ano. O setor, no Espírito Santo, respondeu por quase 85% do quantitativo de exportações da atividade no país e gerou negócios da ordem de US$ 1,1 bilhão no mercado externo. São números expressivos pois representam cerca de 10% do PIB capixaba.

A cadeia produtiva envolve diferentes etapas: a lavra, ou seja, a extração dos blocos nas pedreiras; o beneficiamento primário, que consiste no desdobramento dos blocos em chapas; e beneficiamento secundário, que trata do polimento das chapas e da elaboração de produtos finais. Esses constituem os elos principais da cadeia produtiva, complementada por uma indústria de bens de capital e de fornecedores de insumos e serviços.

Para a ampliação, a modernização e a implantação de diferentes modelos de negócio com foco no arranjo produtivo local de rochas ornamentais, o Bandes tem linhas de crédito disponíveis com condições operacionais adequadas às características da atividade.

Leia também

INDICADORES: Preço do café arábica aumenta nesta sexta-feira (1º)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (1º) com aumento de 0,72% no preço...

Aeroporto de Vitória volta a ter voos diretos para Fortaleza

O Aeroporto de Vitória vai voltar a ofertar voos diretos para Fortaleza a partir de julho. O voo inaugural...

Dois jovens morrem em grave acidente entre motos em Alto Rio Novo

Duas pessoas morreram em um grave acidente entre duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (1º), na rodovia ES-164...

MPES notifica municípios para manterem informações sobre a Covid-19 atualizadas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), notificou todos os municípios capixabas, por meio da Associação dos Municípios...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta quarta-feira (29)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quarta-feira (29) com diminuição de 1,37% no preço...

Câmara vai apreciar Projeto que normatiza plantão de farmácias em Barra de São Francisco

Um projeto para criar um plantão para funcionamento das farmácias e drogarias no município de Barra de São...

ES: motorista confunde ré com acelerador e carro invade escritório de loja

  Um vídeo registrou o momento que um carro invadiu o escritório de uma loja, arrastou um sofá e,...

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar e submeter esposa e enteadas à trabalho forçado em Nova Venécia

  Na última sexta-feira (24), um homem de 31 anos foi detido por policiais civis da 17ª Delegacia Regional...