Com estoques de todos os tipos sanguíneos abaixo do habitual, Hemocentro de Colatina faz apelo por novos doadores

Compartilhe

No mês em que o Hemocentro Regional de Colatina completa 18 anos, a instituição convida a população a comemorar o aniversário da entidade doando sangue. Ainda que todas as tipagens sanguíneas sejam importantíssimas, o alerta vai para as de Rh negativo, que são de difícil acesso.

De acordo com José Carlos Tosato, diretor do Hemocentro Regional de Colatina, a unidade registrou queda nas doações, refletindo tendência verificada na própria Hemorrede do Espírito Santo, que opera com apenas 40% a 45% do estoque de sangue habitual.

Tosato explica o que contribuiu para a diminuição nas doações e incentiva os moradores de Colatina e capixabas de outras cidades a contribuírem por meio desse gesto solidário.

“Neste momento, ocorreu uma diminuição significativa do número de doações, seja por conta do inverno ou da safra de café, que é uma atividade econômica muito forte aqui na região. Isso somado ao período pandêmico impactou diretamente nas doações. É importante frisar que doar sangue é seguro. Todas as medidas de segurança são adotadas e obedecidas de forma a garantir a segurança tanto para o doador quanto para os servidores. Compareçam nas nossas unidades e ajudem. O sangue foi feito para circular”, clama.

Embora os tipos sanguíneos de fator Rh negativo sejam mais raros e, portanto, mais difíceis de repor, Tosato diz que o hemocentro precisa da doação de sangue de todas as tipagens.

“Todos os grupos sanguineos são igualmente importantes, sejam positivo ou negativo. Gostaríamos de convidar a todos os doadores que possam retornar e efetuar uma nova doação. Aqueles que ainda não efetuaram uma doação, que compareçam a algum dos hemocentros regionais: ou em São Mateus, ou em Linhares ou aqui em Colatina, na Serra, em Vitória, e efetuem a sua doação de sangue. O sangue doado em uma unidade pode estar disponível pra qualquer hospital da rede pública estadual no estado do Espírito Santo”, apela.

Exemplo

A maquiadora Emanuele Muqui, de 29 anos, já acumula 32 doações e conta que decidiu doar aos 16 quando viu uma notícia na TV que uma pessoa morreu por falta de sangue. “Aquilo mudou minha vida. É importante doar sangue, é sobre amar sem conhecer a pessoa. Devemos dar nossa vida aos nossos irmãos. A gente tenta dar um pouco mais de vida a essas pessoas. Quando você ama as pessoas, você doa”, disse a moradora do Bairro Maruípe, no Espírito Santo.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, reforça a importância da doação regular. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente, com a nossa união, a vida se completa”.

Onde doar sangue no Espírito Santo

Interessados em doar sangue e medula óssea podem procurar, além do hemocentro coordenador do estado, em Vitória, um dos três hemocentros regionais instalados em Colatina, Linhares e São Mateus.

O Hemocentro Regional de Colatina, no noroeste do estado, está mais próximo dos municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia , Pancas e São Domingos do Norte. Para doar em Colatina, você deve ir ao endereço  Rua Cassiano Castelo, sem número. O telefone para contato é o (27) 3717-2810.

Quem mora em Jaguaré, Conceição da Barra ou Pedro Canário pode procurar o Hemocentro Regional de São Mateus, cujo endereço é Avenida Othovarino Duarte Santos km 02, sem número, Residencial Park Washington. Para telefonar, disque (27) 3767-7954.

Quem mora em Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal ou Sooretama deve procurar o Hemocentro Regional de Linhares, no endereço Avenida João Felipe Calmon, número 1305,  no Centro, ao lado do Hospital Rio Doce. Para ligar, disque (27) 3264-6000. Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades mais próximas de você, veja o mapa abaixo.

Critérios para doar sangue e medula óssea

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de 3 meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos a doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea, acesse saude.es.gov.br.

 

Leia também

Carreata

      Vila Pavão já está em clima de Pomitafro. A carreata...

De olho no voto dos evangélicos, Casagrande toma café com pastores

Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Renato Casagrande (PSB) recebeu, na Residência Oficial, dezenas de lideranças religiosas...

Copa Rural de Futebol Amador deve começar no próximo fim de semana com clássico entre Bagaço x Vale 7

Com a presença de 14 dos 16 times convidados a Copa Rural de Futebol Amador 2022, terá início,...

Suavize makeup, o melhor lugar para comprar perfumes importados originais com selo da ADIPEC

Suavize makeup é loja especializada em produtos de maquiagem, cosméticos e perfumaria, e com uma grande variedade de...

Prorrogadas inscrições para o 2º Torneio de Silagem de Milho

  A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) prorrogou, até o fim deste mês, as inscrições para a 2ª edição...

SUPERA oferece teste de soft skills gratuito para todas as idades; veja como garantir o seu

O segundo semestre do ano começa com uma oportunidade única para crianças, jovens, adultos e idosos. A partir...

O que é carga tributária? Entenda o que representam os impostos cobrados no país

Em meio aos debates sobre reforma tributária, muito se fala sobre a elevada carga tributária do Brasil. Mas,...

Ônibus da Moretti que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia bate em vaca

Um ônibus da Viação Moretti, que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia, se envolveu...