Com a crise migratória em sua fronteira com os Estados Unidos, o México vai passar a exigir visto de brasileiros que cheguem ao país como turistas. O documento de um anteprojeto nesse sentido foi publicado nesta quinta-feira pela Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), órgão do governo mexicano. A informação é do jornal O Globo.
A exigência será temporária, até que os fluxos migratórios estejam “seguros, ordenados e regulares”, diz o documento. O governo brasileiro já foi comunicado da decisão.
“A Secretaria de Relações Exteriores comunicou o governo da República Federativa do Brasil da decisão do Estado mexicano de suspender de maneira temporária o acordo para supressão de vistos em passaportes ordinários”, diz o texto. O acordo vigorava desde 2013.
O número de brasileiros que têm usado a fronteira com o México para entrar irregularmente nos Estados Unidos aumentou neste ano. Até o final de setembro, 47.484 cidadãos do país foram detidos pela patrulha de fronteira americana, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA — um aumento de 400% em relação ao ano passado, quando 9.147 foram detidos no mesmo período.