Com baixo índice de isolamento social, Nova Venécia muda classificação na Matriz de Risco do Governo do Estado

O município de Nova Venécia foi inserido entre os que estão classificados como risco moderado, de acordo com o mapeamento instituído pelo Governo do Espírito Santo para definir o grau de risco de infecção por coronavírus (Covid-19), o que pode acarretar em mudanças em relação às medidas de prevenção.

Entre as variáveis analisadas que fizeram com que Nova Venécia saísse de baixo para risco moderado estão o índice de isolamento social registrado com o município entre os dez piores do Estado, o percentual de população idosa e o índice de letalidade do coronavírus com o registro de um óbito.

O número de cidades com risco moderado de transmissão da Covid-19 no Espírito Santo subiu de 25 para 48. Além disso, hoje 12 municípios estão classificados como de alto risco, com a imposição de medidas ainda mais severas.

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Lubiana Barrigueira, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Felipe Barbosa dos Santos, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e reafirmou a necessidade de isolamento social como ação mais efetiva de controle do avanço da Covid-19.

“Até a manhã de hoje Nova Venécia registra 18 casos confirmados. Alguns municípios da nossa região estão com índices bem piores, porém é preciso lembrar que ao nosso lado várias cidades estão com números de casos estourados, ou seja, estamos totalmente vulneráveis e a qualquer momento esses números podem crescer de forma assustadora aqui também. O que não queremos é que nosso município seja classificado como de alto risco, o que nos obrigaria a acatarmos medias ainda bem mais severas em relação ao comércio, medidas sociais, entre outras. Por isso precisamos continuar fazendo o nosso dever e só sair de casa se for extremamente necessário. O isolamento continua sendo nossa melhor ferramenta”, pede o prefeito Lubiana Barrigueira.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI hoje no Estado é de 74,63%. Caso chegue a 91% será decretado bloqueio total dos municípios que se enquadrarem em risco extremo.

Leia mais

PRORROGADO auxílio de R$600 para trabalhadores intermitentes por 2 meses

O Governo Federal vai fazer a prorrogação por...

Suspeito de amarrar, arrastar e matar cachorro é preso no ES

Um homem foi preso nesta terça-feira (13) suspeito...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do País tem tempo seco e quente neste domingo (29)

No domingo (29), a Região Centro-Oeste do País deve ter áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera mantendo a condição para chuva...

Leia também

“Meu maior incentivador morreu, não deu tempo de ver a vitória”, diz o vereador eleito, Jorge Machado

Morador de Cristalina (DC), Josias Mendes Machado, 65 anos, mais conhecido como Jorge Machado, foi eleito com 306 votos. Pai de Eliete, Nilza, Jacilda,...

Justiça eleitoral define data da diplomação dos eleitos em Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

A justiça eleitoral marcou para o dia 15 de dezembro a diplomação dos prefeitos, vice prefeitos e dos vereadores eleitos nos municípios de Água...

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...