Com atividades pelo país, Semana Nacional de Museus celebra 20 anos

Compartilhe

Um dos principais eventos artísticos e culturais do país, a Semana Nacional de Museus, celebra a sua 20ª edição repleta de atividades como shows, teatros e exposições, que refletem a importância destes espaços. Sob o tema “O Poder dos Museus”, o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, apoia a realização de 2.587 eventos e 877 museus de 26 estados, como no Museu Imperial (RJ) e no da Inconfidência (MG). O número de participantes é maior do que o registrado na última edição, quando foram realizados 1.700 eventos em 660 museus.

Além de shows, teatros e exposições, a Semana Nacional de Museus promoverá até o próximo domingo (22/05) seminários, sessões de cinema, visitas mediadas, debates, workshops, festivais e lançamentos de livros nos principais espaços do país. Entre os eventos está a exposição “Brasil decolonial – outras histórias” que será realizada nesta quinta-feira (19/05) no Museu Histórico Nacional. A mostra apresenta um conjunto de 17 intervenções textuais e artísticas sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil.

O Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, também realiza atividades para celebrar a semana. Nos dias 20 e 21 de maio, o espaço oferecerá palestra sobre o sítio arqueológico Sambaquis e explanação a gestores de instituições parceiras e público em geral sobre os protocolos e procedimentos de solicitações e parcerias junto ao Iphan. Além disso, será lançado o livro “Uma aventura na Terra dos Sambaquieiros, os primeiros habitantes de Niterói”, obra gratuita destinada ao público infanto-juvenil que objetiva apresentar a região oceânica de Niterói. Os visitantes ainda poderão conferir oficinas de dança do carimbó e de audiodescrição: uma experiência inclusiva com artefatos e apetrechos relacionados à pesca artesanal.

A programação consolidada da Semana Nacional de Museus (por estado e por cidade) está disponível AQUI.

DIA INTERNACIONAL

Há 45 anos, a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nessa data, o evento convida os museus, os profissionais e comunidades museais a criar, a imaginar e a compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Com informações do Ministério do Turismo.

Saiba mais:

Banner

Com atividades pelo país, Semana Nacional de Museus celebra 20 anos

Programação disponível Foto: Divulgação/ MTur

Leia também

Medidas de simplificação buscam incentivar setor aéreo nacional

O setor aéreo brasileiro ganhou um impulso a partir da publicação da Lei nº 14.368, que atualiza a...

Curral de Leilões no Polo Industrial em Barra de São Francisco está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

Litro da gasolina deve ficar R$ 0,81 mais barato nos postos do Espírito Santo, diz governador

O preço do litro da gasolina deve ficar R$ 0,81 mais barato nos postos do Espírito Santo. O...

Dança das escolas abrilhanta o segundo dia da Festa de São Pedro, no centro da cidade

  A apresentação de danças das escolas municipais e das quadrilhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro...

Brasil registra tendência de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda

Dados mais recentes do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam que o Brasil conta com uma...

Quinze cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 15 cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio...