Com apoio do Itamaraty, 21,7 mil brasileiros já retornaram ao País

COVID19.jpeg

O MRE já auxiliou quase 28 mil brasileiros a voltarem ao País após o início da pandemia
– Foto:
MRE

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o número estimado de brasileiros repatriados com apoio das embaixadas e consulados, até o dia 12 de maio, é de 21.729 pessoas, e ainda há cerca de 4.600 brasileiros com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos aguardando repatriação. O Itamaraty tem apoiado brasileiros que estavam no exterior e foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus. 

Confira os as últimas ações do mês de maio: 

América Central: dia 12 de maio, o Itamaraty, por meio das embaixadas em San José e Panamá, embarcou, em voo de repatriação humanitária, 80 brasileiros que se encontravam retidos na Costa Rica e Panamá. Após escala no Panamá, onde embarcaram 55 dos 80 passageiros, o voo seguiu para o Brasil.

Guatemala: a Embaixada do Brasil na Guatemala obteve o embarque, no dia 12 de maio, de quatro brasileiros em voo de repatriação privado para o Brasil. As embaixadas e consulados seguem buscando formas de repatriar todos os viajantes brasileiros retidos no exterior.

Costa Rica: o Itamaraty, por meio da embaixada em San José, embarcou, em voo fretado de repatriação, 25 brasileiros que se encontravam retidos na Costa Rica. Além dos nacionais, também embarcaram três uruguaios. O voo, com escala no Panamá para embarque de mais brasileiros, seguiu com destino ao Brasil (GRU).

Equador: sábado, 9 de maio, a Embaixada do Brasil no Equador apoiou a realização de voo comercial que repatriou oito brasileiros.

Nigéria: no último dia 7 de maio, o Consulado do  Brasil em Lagos obteve vaga para um brasileiro em voo de repatriação americano.

Confira a relação do mês de abril

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicou que, nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais e também vai contratar voos charter, em que uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.

 Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Acesse os perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas.

Com informações do Itamaraty

 

Leia mais

John Thomazini dá carro para filho de Bolsonaro

Renan Bolsonaro, seguindo o caminho de Lulinha e Luleco, abriu uma empresa de eventos, diz O Antagonista. Segundo o site, entre os patrocinadores, destacam-se a...

Lives de hoje: Jorge e Mateus, Maiara e Maraísa, Claudia Leitte e mais

Com destaque para a apresentação dos cantores Jorge...

MDR anuncia apoio em parceria público-privada em obra de drenagem em Porto Alegre

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que vai apoiar a produção de um estudo que vai avaliar a formação de uma parceria público-privada...

Portal gov.br completa um ano com mais de 72 milhões de pessoas cadastradas

O portal único gov.br completa um ano trazendo inovação e facilidades para o cidadão. Antes, as informações e serviços do Governo Federal podiam ser...

Leia também

“Meu maior incentivador morreu, não deu tempo de ver a vitória”, diz o vereador eleito, Jorge Machado

Morador de Cristalina (DC), Josias Mendes Machado, 65 anos, mais conhecido como Jorge Machado, foi eleito com 306 votos. Pai de Eliete, Nilza, Jacilda,...

Justiça eleitoral define data da diplomação dos eleitos em Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

A justiça eleitoral marcou para o dia 15 de dezembro a diplomação dos prefeitos, vice prefeitos e dos vereadores eleitos nos municípios de Água...

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...