Colombianos vão às urnas em eleição presidencial divisiva

Compartilhe

Os colombianos foram às urnas neste domingo (29) para escolher um novo presidente entre um ex-rebelde prometendo programas sociais generosos, um candidato de centro-direita alertando contra um modo econômico de esquerda e um magnata empresarial excêntrico.

Gustavo Petro, ex-prefeito esquerdista de Bogotá, membro do grupo guerrilheiro M-19 e atual senador, lidera consistentemente as pesquisas de opinião com cerca de 40% de apoio, 10 pontos abaixo do que precisaria para garantir a presidência sem um segundo turno em junho.

O homem de 62 anos atraiu o apoio de promessas de redistribuir pensões, oferecer universidade pública gratuita e combater a profunda desigualdade.

Seu principal oponente é Federico ‘Fico’ Gutierrez, ex-prefeito de centro-direita de Medellín, que tem cerca de 25% de apoio.

Gutierrez enfatizou seus próprios planos de renda básica para 5 milhões de famílias e crescimento econômico de 5% ao ano em resposta às acusações de que ele é um sucessor ideológico do impopular presidente Ivan Duque.

Gutierrez, 47, disse que o Petro é uma ameaça à democracia e alertou que os planos econômicos da esquerda, incluindo a proibição de novos projetos de petróleo e gás, arruinarão a economia colombiana.

O terceiro colocado na corrida de seis vias é o magnata da construção e ex-prefeito de Bucaramanga Rodolfo Hernandez, com cerca de 20% de apoio.

Hernandez, que está correndo de forma independente, é conhecido por vídeos extravagantes de mídia social, incluindo ele andando de patinete elétrico, e promessas anticorrupção. O homem de 77 anos está enfrentando uma investigação em andamento sobre se ele interveio em uma licitação para beneficiar uma empresa para a qual seu filho fazia lobby. Ele negou irregularidades.

 

Colombianos vão às urnas em eleição presidencial divisiva

Leia também

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta sexta-feira (24)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (24) com alta de 0,08% e o produto...

Galeão lança campanha sobre riscos de soltura de balões para aviação

Com o retorno das festas juninas presenciais, o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão lançou a campanha #NãoCaiBalão, com o...

MARANHÃO: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado ainda é a maior do que média brasileira

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Maranhão é maior do que...

‘Terceira via é uma mentira’, diz Alexandre Frota na Parada LGBT+

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pré-candidato a deputado estadual em São Paulo, Alexandre Frota (PSDB) esteve no Camarote...

Mais de mil produtos agropecuários do Mercosul vão ter imposto zero para entrar no mercado europeu no primeiro ano do acordo com a UE

Cerca de 39% dos produtos agropecuários do Mercosul vão ter alíquota zero para entrada nos países da União...

Inverno começa nesta terça (21); veja o que esperar da estação em todo o Brasil

  Pessoas agasalhadas enfrentam manhã de frio intenso na Grande São Paulo no dia 13 de junho de 2022....

Treinador de escolinha de futebol dizia ser ‘Anjo Gabriel’ para abusar de alunos no Espírito Santo, afirma polícia

  Homem de 47 anos foi preso nesta terça-feira (21), em Cachoeiro de Itapemirim — Foto: Divulgação/PCES Um treinador de...

Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira...