A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando ações focadas na saúde da mulher. No período de 22 a 26 será feita a coleta de preventivo do colo do útero (Papanicolau) para moradoras dos bairros Vila Landinha e Vila Vicente na faixa etária de 25 a 64 anos que nunca realizou este exame ou para aquelas que não o realizou nos últimos três anos.
A coleta do preventivo acontece na Unidade de Saúde de Vila Vicente, que atende este bairro e o bairro Vila Landinha.
Na terça-feira, 22 e na quinta, 24, a coleta será de 12 às 20 horas, na sexta-feira, 25, de 16 às 20 horas e no sábado, dia 26, de 13 às 17 horas.
Papanicolau (exame preventivo de colo de útero)
O que é?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.