Cobertura da Atenção Primária aumenta no Estado

 

A Secretaria da Saúde (Sesa) está investindo na Atenção Primária à Saúde (APS) no Espírito Santo e formando novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Com isso, a cobertura de atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde cresce gradativamente.

Dados do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa apontam que, em janeiro de 2019, a cobertura no Espírito Santo de ESF era de 58,17% e a Atenção Básica possuía uma cobertura de 70,44%. Em abril deste ano, a cobertura da ESF passou para 64,32%, e a Atenção Básica para 78,94%, representando um aumento em torno de 6%, que representa, aproximadamente, três milhões de cidadãos assistidos.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 812 equipes de ESF, compostas por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária dos 78 municípios capixabas. De julho de 2019 a abril de 2020 foram implantadas mais 155 equipes no Estado. Além disso, mais de 600 bolsistas foram selecionados por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para atuar na Atenção Primária dos municípios.

A chefe do Núcleo Especial da APS, Tânia Mara Ribeiro dos Santos, destaca que o investimento na Atenção Primária se reflete na melhora da qualidade dos tratamentos e prevenção de doenças. “A ampliação das equipes garante o cuidado ao cidadão, com a promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência em tempo oportuno. Com isso, a população tem mais acesso ao Sistema Único de Saúde e mais oportunidades de cuidados no intervalo de tempo apropriado”, disse.

Qualificação pelo ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foi instituído pela Lei Complementar nº 909/2019 em abril de 2019, com o objetivo de reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais. Periodicamente a Sesa publica editais disponibilizando vagas para atuação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas nas atividades docente-assistenciais do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

O programa consiste em uma parceria entre Estado e municípios para o aperfeiçoamento e formação desses profissionais de saúde por meio de bolsas de estudos solicitadas pela gestão municipal. Os selecionados passam por aprendizados práticos e teóricos, com carga horária de 40 horas semanais, e são remunerados por meio de bolsa-formação paga pelo município. Os valores são informados em cada edital, de acordo com a vaga disponível.

Ao todo, já foram realizados três editais de chamamento público para adesão municipal, em que são solicitadas as vagas necessárias para cada especialidade. Após esse processo, é publicado o edital de seleção, de onde já foram escolhidos 592 profissionais bolsistas que atuam pelo programa e são supervisionados por docentes especializados.

Atualmente, está disponível o Edital ICEPi/SESA Nº 013/2020 para o processo seletivo simplificado de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas. As inscrições dos interessados podem ser feitas no site www.selecao.es.gov.br até às 16h do próximo dia 03 de setembro, observando o fuso-horário de Brasília/DF.

 

Leia mais

Polícia indicia empresário que gravou vídeo em hospital com ofensas a Casagrande

Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos investigou o caso. Segundo a polícia, o empresário confessou a autoria do vídeo. A Delegacia Especializada em Repressão...

Governo corta financiamento à maior pesquisa mundial sobre coronavírus

O Ministério da Saúde não renovará o financiamento de uma pesquisa Epicovid, o maior estudo sobre Covid-19 do Brasil. A coordenação é feita pelo Centro...

Secretaria da Saúde divulga 39º boletim da Covid-19

O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta segunda-feira (06). O...

Mir de Guararema destaca conquistas alcançadas no mandato

O vereador Mir de Guararema aproveitou seu pronunciamento...

Leia também

Enivaldo anuncia duplicação do polo industrial para atrair empregos

Já falando como candidato, um dia depois de...

Fome aumenta no Espírito Santo e atinge 425 mil lares, aponta IBGE

  A fome atinge três a cada dez lares do Espírito Santo. Ao todo, são 425 mil domicílios do estado estão em situação de insegurança...

Polícia apreende drogas dentro de uma viatura em Vitória

Uma viatura da Polícia Militar do Espírito Santo foi encontrada com drogas dentro em uma oficina mecânica na Avenida Marechal Campos, em Vitória. De...

Psol oficializa candidatura de Marcos de Oliveira à Prefeitura de Colatina

Marcos é servidor público federal. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou nesta terça-feira (15) a candidatura de Marcos de Oliveira à Prefeitura de Colatina....