CNJ acata pedido da OAB e suspende integração de Comarcas no Espírito Santo

Os 27 municípios deixariam de ter Fóruns, afetando a advocacia local e a população, que teriam difícil acesso ao atendimento da justiça.

Fórum Barra de São Francisco

Uma grande vitória para advocacia capixaba. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acatou a solicitação da OAB-ES e suspendeu a resolução do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-ES) que estabeleceu a extinção de 27 comarcas no Espírito Santo. As 69 comarcas seriam reduzidas para 42.  Assim, esses 27 municípios deixariam de ter Fóruns, afetando a advocacia local e a população, que teriam difícil acesso ao atendimento da justiça.

O CNJ entendeu que a iniciativa adotada pela Corte capixaba teria um evidente impacto imediato sobre as vidas de magistrados (as), servidores, membros do Ministério Público, advogados privados e públicos e inúmeros municípios e cidadãos nestes residentes.

A decisão assinada pela conselheira Ivana Farina Navarrete Pena determina que para cumprimento das Resoluções que editou, o TJES deverá implementar um complexo rol de medidas, que envolve, entre outras, o deslocamento de servidores e magistrados para as unidades integradas, a redistribuição dos respectivos acervos processuais, a desativação de instalações físicas e a readequação das edificações que receberão os servidores e magistrados dos órgãos jurisdicionais.

Ação Ajuizada no CNJ

No último dia 10 de junho, a Ordem ajuizou a ação no (CNJ solicitando a suspensão imediata das resoluções de nº 13 a 33 de 2020 estabelecidas pelo TJ-ES e solicitando esclarecimentos sobre e decisão. Além da intimação do Tribunal para que preste suas informações no prazo regimental; e ao final, o acolhimento total do pedido de anulação das Resoluções que estabeleceram a extinção das comarcas.

O procedimento foi assinado pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e apresentado pelo advogado Marcelo Nobre.

Dentro do documento, a Ordem alegou inconstitucionalidade e que não foi consultada sobre a decisão.

Ato Público

Nesta mesma data, a OAB-ES promoveu um ato público on-line com a participação do presidente José Carlos Rizk Filho, dos presidentes das Subseções, dos presidentes das Comissões Temáticas e de diversos representantes da advocacia capixaba, em especial do interior, contra extinção das comarcas. Durante o ato, diversos presidentes das Subseções da Seccional Espírito Santo manifestaram contra a decisão e lamentaram sobre o ato de retrocesso da advocacia.
A classe se articulou contra a decisão e realizou diversas manifestações por todo o interior do Espírito Santo.

Confira o documento na íntegra

Leia mais

Hospital das Clínicas de Porto Alegre amplia leitos de terapia intensiva

Hospital é referência no atendimento a casos graves causados pelo novo coronavírus (Covid-19) – Foto: ...

Governo Federal lança site de consulta da situação do Auxílio Emergencial

Em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência –...

Ebserh convoca 107 aprovados do concurso nacional

Entre os 107 convocados hoje estão profissionais para as áreas médica, assistencial e administrativa. –...

Leia também

ES: instrutor de tiros morre após disparo acidental contra o próprio peito no dia do aniversário

Um instrutor de tiros de 29 anos morreu na noite desta segunda-feira (13) após disparar acidentalmente contra ele mesmo. No momento do acidente, o instrutor...

Secretaria de Saúde amplia critérios de testagem em massa no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (13), a Nota Técnica COVID-19 Nº53/2020, que atualiza as definições de casos e critérios para...

Advogada capixaba afirma ter sido presa e agredida por policiais em delegacia

Caso teve início quando a profissional foi à delegacia em Vitória para atender um cliente preso em uma operação da PM. Para representante da...

Guidoni divulga nota sobre acidente que matou Jeeam Caseli na pedreira de Barra de São Francisco

O Grupo Guidoni divulgou uma nota sobre o acidente que provocou a morte de um funcionário e deixou outros dois ferido na pedreira de...