CNH Social: Estado oferece 4.500 vagas com foco na qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para que moradores de todo o Espírito Santo possam concorrer às 4.500 oportunidades de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na manhã desta segunda-feira (28), o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou a 2ª fase do programa CNH Social, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

A solenidade restrita foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes e do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O programa tem o objetivo de proporcionar formação e qualificação para condutores de veículos visando ao ingresso no mercado de trabalho. As 4.500 vagas são para candidatos à Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) e para a adição de categoria A ou B.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.detran.es.gov.br, sem precisar sair de casa, até as 23h59 do dia 07 de outubro. Para isso, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 14 de agosto de 2020.

O governador Renato Casagrande citou a importância dessa ação que gera mais oportunidades aos capixabas e lembrou da responsabilidade no trânsito.

“O Detran não parou um só minuto durante a pandemia. Isso mostra respeito pela sociedade capixaba. Os novos motoristas precisam ter muita responsabilidade para usar estas carteiras. A cada dia vemos mais e mais pessoas perdendo a vida, se mutilando. Este ano já ultrapassamos sete mil carteiras e chegaremos a 25 mil. Tirar uma CNH é caro, um valor que muitos não têm essa condição. A carteira pode ajudar a conquistar uma oportunidade e gerar renda. É um programa que, de fato, eu gosto muito, pois tem um viés social e econômico. Vivemos em um País e um Estado muito desigual. Cabe ao Estado ter programas na área social para que possamos transferir riqueza de quem tem para quem mais necessita”, pontuou Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou o papel do programa CNH Social na geração de oportunidades para os capixabas que mais precisam, além de movimentar a economia. “O CNH Social tornou-se uma referência nacional por seu caráter de qualificação profissional a partir de um processo eletrônico transparente, objetivo e que cumpre com os protocolos de saúde para combater a transmissão do novo Coronavírus. Neste ano, a iniciativa investe também em torno de R$7,5 milhões, o que gera renda e emprego também para trabalhadores de autoescolas e clínicas”, asseverou o diretor.

Givaldo Vieira também reforçou que o processo de inscrição e de matrícula dos selecionados é totalmente on-line, no site do Detran|ES. “É importante lembrar que o interessado não precisa sair de casa para concorrer a uma vaga. Caso haja alguma dificuldade, pode pedir ajuda a um familiar ou amigo no processo de inscrição. E, para aqueles que não forem selecionados neste primeiro momento, haverá uma nova chance na chamada única de suplentes em novembro deste ano”, frisou.

A vice-governadora Jaqueline Moraes também celebrou a continuidade do programa mesmo diante da pandemia: “Este importante programa não parou e sabemos que obter a CNH Social e se capacitar nos cursos que estão sendo oferecidos pelo programa proporciona uma oportunidade a mais para conseguir um emprego.”

Requisitos

O candidato precisa ter 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Serão reservadas 5% das vagas para as pessoas com deficiência, desde que a deficiência informada no cadastro não impeça a obtenção da CNH na forma da legislação de trânsito vigente. Todas as informações inseridas na inscrição pelo candidato devem conferir, precisamente, com as informações do Cadastro Único. O resultado da seleção será informado no dia 13 de outubro, às 12h, também no site do Detran|ES.

Para aqueles candidatos que não forem selecionados nessa lista, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 16 de novembro, às 12h, será divulgada uma chamada única de suplentes no site do Detran|ES. O objetivo é preencher as vagas remanescentes após desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de Habilitação. No ano passado, 1,2 mil suplentes foram chamados nas duas fases do programa.

Programa

Lançado em 2011, na primeira gestão do governador Renato Casagrande, o CNH Social oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos com vistas à possibilidade de ingresso no mercado de trabalho. Em quatro anos serão oferecidas 25 mil carteiras de habilitação gratuitamente pelo programa. Em 2020, para a oferta de 7 mil CNHs, serão investidos quase R$ 7,5 milhões.

Entrega de CNH

O missionário Robson Calixto, de Guarapari, foi um dos quatro beneficiários que receberam simbolicamente no evento a carteira de motorista referente à primeira fase deste ano, e revelou que a Habilitação o ajudará no projeto social em que é colaborador. “Faço parte de um projeto chamado Comunidade Evangélica Servo de Cristo, que trabalha com o esporte junto a jovens em vulnerabilidade social. Temos um micro-ônibus e não tínhamos ninguém habilitado para dirigir. Agora consegui mudar para a categoria D e vou poder ajudar no transporte das pessoas atendidas para participar de eventos e competições”, afirmou Calixto.

Em março deste ano, a primeira fase do programa ofereceu 2.500 carteiras de motoristas para pessoas de baixa renda residentes no Espírito Santo.

Serviço:
2ª fase do CNH Social 2020
Inscrições on-line: de 12h do dia 28/09 até 23h59 do dia 07/10
Resultado: dia 13/10, às 12h, no site do Detran|ES
Lista única de suplentes: 16/11, às 12h, no site do Detran|ES

Leia mais

Governo entrega mais de 4,4 mil ventiladores pulmonares a estados e Distrito Federal

O Ministério da Saúde já assinou, até o momento, cinco contratos para a produção de 16.252 ventiladores pulmonares. ...

Hemocentros reforçam cuidados para doação de sangue durante pandemia

No Brasil, existem 32 hemocentros públicos de acordo com o Ministério da Saúde. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil Atualmente no Brasil, 16 a cada...

Suspeito de arrastar cachorro até a morte no Espírito Santo disse à polícia que queria sacrificar o animal

Crime aconteceu na noite desta segunda-feira (12) e foi flagrado por câmeras de segurança. Nesta manhã (13), o homem foi preso e autuado em...

Vitória acerta com o centroavante Anderson Magrão para a Série D

Anderson MagrãoCom o elenco principal em intertemporada na...

Leia também

Inmet emite alerta vermelho de chuva forte e ventos de até 100 km/h para o Norte e Noroeste do ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (25) um novo alerta vermelho de chuvas intensas para parte do Espírito Santo. O aviso meteorológico...

Confusão! Jovens marcam briga em shopping de Vila Velha e assustam frequentadores

Um grupo de jovens se envolveu em uma...

Centro-Oeste terá chuva em boa parte da região, nesta segunda (26)

No Centro-Oeste, a partir desta segunda-feira (26) a chuva ganha ainda mais força no sul de Mato Grosso do Sul, por influência das instabilidades...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta segunda-feira (26)

Previsão de tempo com chuva na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (26). Atenção para um ciclone subtropical que deve se intensificar nos próximos...