Cloroquina estará disponível em Nova Venécia a partir de segunda-feira (06)

O secretário de Saúde, Felipe Barbosa dos Santos, falou das exigências para o uso do medicamento

O Conselho Municipal de Saúde de Nova Venécia aprovou o protocolo elaborado pela comissão de saúde que regulamenta o uso da cloroquina por pacientes que optarem pela medicação para fazer o tratamento contra Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (03) que a medicação já foi solicitada junto ao Governo do Estado e que já providenciou o envio ao município. A medicação estará disponível em Nova Venécia na próxima segunda-feira (06).

De acordo com o secretário de Saúde de Nova Venécia, Felipe Barbosa dos Santos, o uso do medicamento poderá ser feito, desde que respeitadas algumas questões. “A cloroquina é um medicamento que divide opiniões entre os profissionais de saúde. A partir da semana que vem o município vai começar a disponibilizar, porém deverão ser respeitadas algumas normas. Não é apenas solicitar a medicação. O medicamento deverá ser estritamente prescrito pelo médico. Além disso, o paciente que optar pela utilização também deverá assinar um termo de responsabilidade”, diz.

Além da exigência da receita médica, o medicamento só será disponibilizado mediante um termo de consentimento e esclarecimento celebrado entre o paciente e profissional médico.

Devido à alta procura, a cloroquina se tornou um medicamento escasso no mercado. No Espírito Santo, poucos municípios conseguiram finalizar o protocolo para fazer adesão.

Essa é mais uma entre tantas outras medidas adotadas pelo município para conter o coronavírus. Esta semana, com a mudança na classificação do município de Nova Venécia de moderado para risco alto, foi iniciada a alternância no funcionamento do comércio, além da constante desinfecção de ruas e locais públicos, barreiras sanitárias, acompanhamento através do Gabinete de Monitoramento, abertura do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, entre outras ações.

“Vale sempre lembrar que a ação mais eficaz para evitar a proliferação continua sendo o isolamento social”, conclui o secretário de Saúde.

Leia mais

Ministério da Justiça inicia entrega de equipamentos de proteção para agentes de segurança

O trabalho para aquisição dos EPIs foi feito em conjunto com o Ministério da Saúde. ...

São Domingos do Norte registra primeira morte por Covid-19

O município de São Domingos do Norte registrou...

Governo Federal cria grupo de ações estratégicas para recuperação econômica

Coletiva de Imprensa com os ministros no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19 Foto:...

Integração do São Francisco chegará ao Cinturão das Águas do Ceará

Projeto de Integração do São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Páis. Foto: Adalberto Marques/MDR Em mais uma...

Leia também

AM: Justiça Eleitoral condena prefeito de Urucurituba por propaganda eleitoral antecipada

O prefeito do município de Urucurituba, no Amazonas, foi condenado pela 3ª Zona Eleitoral do estado por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a Justiça Eleitoral,...

Polícia Federal prende suspeitos de roubos na agências dos Correios de Água Doce do Norte

Dois suspeitos de roubos em agências dos Correios do Espírito Santo foram presos em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (28). Segundo...