Cidades do Noroeste do ES fazem racionamento de água

Compartilhe

A seca se agrava e já tem município fazendo racionamento de água na região Noroeste. Em São Roque do Canaã, os moradores do bairros mais afastados do Centro afirmam que ficam até sete dias sem água, e que o abastecimento chega a ser feito por apenas 10 minutos, tempo insuficiente para encher as caixas d’água.

O racionamento em São Roque do Canaã começou no início do mês de julho. Isso porque o rio que abastece a cidade, o  Rio Santa Maria, está secando e não tem água suficiente. A cidade foi dividida em duas e cada lado recebe abastecimento dia sim, dia não, mas locais mais distantes os moradores afirmam que o prazo é maior.

Em Colatina, maior cidade do Noroeste, o Rio Doce está na marca de 90 centímetros, muito baixo para o período do ano, mesmo assim o abastecimento na cidade não foi comprometido.

PRODUTORES RURAIS

Pelo menos 520 produtores rurais de São Roque do Canaã e Santa Teresa terão que diminuir o uso de água na irrigação devido à baixa vazão do Rio Santa Maria do Doce. Uma resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicada nesta sexta-feira (02), estabelece rodízio para captação de água devido a intensificação do Cenário Crítico.

De acordo com a publicação, agricultores que irrigam lavouras localizadas nas sub-bacias dos rios Perdido, Alto Santa Maria, Tabocas, Cinco de Novembro e Vinte e Cinco de Julho só poderão captar água em dois dias por semana, de acordo com calendário abaixo:

A resolução estabelece restrições para captação de água superficial e subterrânea nos mananciais inseridos na Bacia do Rio Santa Maria do Doce que se localizam acima dos pontos de captação de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Ainda de acordo com a publicação, também estão proibidas novas interferências em recursos hídricos, tais como captação de água por meio de bombas em barragens, rios, córregos e em poços tubulares ou escavados.

EXCEÇÕES

As restrições não se aplicam às captações com finalidade de abastecimento humano e dessedentação animal. Produção de mudas, sem acréscimo de novas, e cultivos hidropônicos também estão isentos.

 

 

 

 

 

Fonte..fanotícias

Leia também

Coordenador do ICEPi e equipe de São Roque do Canaã visitam Projeto Avivar

O Coordenador do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e equipe do instituto em...

Prefeitura entrega reforma do Posto de Saúde do Córrego do Itá/Passabem nesta sexta, 12

Foi entregue na manhã desta sexta-feira, 12, o novo Posto de Saúde Adalberto Oscar Kaiser, no córrego do...

Vila Pavão decreta ponto facultativo na segunda-feira (22)

  Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, será ponto facultativo nas repartições públicas do município. Para agilizar o ponto facultativo,...

OPEN ENERGY: Era dos dados permite a modernização do setor elétrico

Com o mundo cada vez mais digitalizado, a geração e a análise de dados se tornaram essenciais para...

Eleições: veja quem são os candidatos aos governos dos 26 estados e do DF

O Brasil tem mais de 210 candidatos aos governos dos 26 estados e do Distrito Federal para a...

SEMTE constrói mais um bueiro em escória de granito no Denzol

Mais um bueiro com manilha e escória de granito foi construído pelos servidores da Secretaria Municipal de Transportes...

Varíola dos macacos: Espírito Santo investiga casos suspeitos em presídios

Dois internos do Sistema Prisional do Espírito Santo, um de 23 e outro de 27 anos, estão entre...

Cantor Heytor Walker será a atração da Feira Gastronômica e Cultural deste sábado, 13

Heytor Walker será a atração deste sábado, 13 de agosto, na Feira Gastronômica e Cultural. Em sua primeira...