Cidades do Espírito Santo têm alerta de queda de temperatura com aproximação de massa polar no Brasil

 

A chegada de uma frente fria no Brasil vai derrubar as temperaturas também no Espírito Santo. A partir desta quarta-feira (28), há alerta de risco potencial com a queda brusca de temperatura para municípios do estado.

A massa de ar frio polar chega ao país nesta quarta irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Na serra gaúcha, a sensação térmica poderá chegar a -25°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem da frente fria deixa os municípios Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado em alerta de perigo para a queda de até 5°C na temperatura. O alerta vale até 0h de quinta-feira (29).

Essa queda de temperatura, segundo o instituto, pode representar riscos para a saúde.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que há previsão de mudanças nas condições de tempo do Espírito Santo a partir de quinta-feira (29). A previsão é de aumento de nuvens, com previsão de chuvisco e chuva fraca em todas as regiões.

  • Quinta-feira (29)

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuvisco e chuva fraca em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 33 °C.

Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuvisco e chuva fraca em alguns momentos. Vento moderado a forte no litoral.Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 33 °C.

Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuvisco e chuva fraca em alguns momentos.Vento moderado a forte em alguns trechos. Temperatura mínima de 12 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Norte, muitas nuvens e previsão de chuvisco e chuva fraca em alguns momentos. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 33 °C.

Na Região Noroeste, muitas nuvens e previsão de chuvisco e chuva fraca em alguns trechos. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 33 °C.

  • Sexta-feira (30)

O ar frio e seco contribui para a diminuição das nuvens no Espírito Santo. Predomínio de céu claro na metade Sul capixaba, inclusive na Grande Vitória.

Há risco de geada na região Serrana e nos trechos de altitude elevada na região Sul, em função do forte declínio de temperatura. Os ventos devem soprar com moderada intensidade no trecho litorâneo.

  • Sábado (31)

A presença da umidade trazida pelos ventos costeiros contribui para a presença de nuvens no Espírito Santo. Previsão de chuva fraca em quase todas as regiões, com exceção do noroeste capixaba. Os ventos devem soprar com moderada intensidade no trecho litorâneo.

ES tem previsão de queda de temperatura com chegada de frente fria — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

ES tem previsão de queda de temperatura com chegada de frente fria — Foto: Reprodução/ TV Gazeta