Cidades do Espírito Santo registram recorde de frio durante madruga

 

A madrugada desta quarta-feira (16) foi a mais fria do ano em oito cidades do Espírito Santo. As menores temperaturas foram registradas na região serrana do estado.

A informação é de Ana Clara Morais, do G1 ES, com dados são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com base nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Aracê, em Domingos Martins, foi o menor registro de temperatura da madrugada. Lá, o termômetro do instituto registrou 5 ºC. Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória, também tiveram a madrugada mais fria e chegaram aos 15ºC.

Os municípios que registraram as temperaturas mais baixas do ano foram:

  • Alfredo Chaves – 14,6 °C
  • Cachoeiro de Itapemirim (Distrito de Pacotuba) – 12,3 °C
  • Iúna – 7,5 °C
  • Linhares – 16ºC
  • Presidente Kennedy – 15,1 °C
  • São Mateus – 13,9 °C
  • Venda Nova do Imigrante – 8,6 °C
  • Vila Velha – 15ºC

Na capital, foi registrada a menor temperatura do ano, de 15,2°C, repetindo o mesmo valor registrado no dia 12 de maio.

O mesmo caso aconteceu em Alegre, no Sul do estado, em que os termômetros registraram 13,1º C, sendo o mesmo valor observado em 11 de maio.

Segundo o Incaper, a queda das temperaturas foi ocasionada pela presença do ar frio e seco presente nos últimos dias no Estado.

“Além disso, a redução da nebulosidade contribuiu para a forte perda de calor no período noturno, o que derrubou as temperaturas nestas cidades”, disse a instituto.

O frio está sendo registrado pelos capixabas desde o início da semana. Nesta terça-feira (15), funcionários do Parque Nacional do Caparaó compartilharam em redes sociais fotos e vídeos que mostram a vegetação congelada.

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Alan Souza

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Alan Souza

 

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Ivan Souza

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Ivan Souza