Cidades de quatro estados brasileiros obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência • SiteBarra

Cidades de quatro estados brasileiros obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência

Quatro cidades de Goiás, Pará, Paraná e Tocantins obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência nesta sexta-feira, 14 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida para localidades atingidas por chuvas intensas. São os casos de Cavalcante, em Goiás; de Bom Jesus do Tocantins, no Pará; e de Paranã em Tocantins. Por sua vez, Alvorada do Sul (PR) obteve o reconhecimento por conta dos vendavais.

A partir de agora, essas localidades poderão solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. 

O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.

“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”.

As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br. 

Chuva causou cratera na GO-118. Foto: Divulgação/Prefeitura de Monte AlegreChuva causou cratera na GO-118. Foto: Divulgação/Prefeitura de Monte Alegre