Cidade jardim: calçadão no centro de Barra de São Francisco terá canteiro com banco

Compartilhe

As obras de requalificação urbana que estão sendo promovidas pela Prefeitura de Barra de são Francisco em vários trechos do centro da cidade e bairros, têm sido muito bem aceitas pela comunidade, mas, como tudo que é novo ou inova, incomoda, a administração tem ouvido críticas sobre algumas dessas intervenções.

É o caso da calçada cidadã que está sendo implantada entre a esquina da rua Elizeu Divino e a travessa Pedro Coimbra, na avenida Jones dos Santos Neves, um trecho de 260 metros, que terá 3,7 metros de largura, piso antiderrapante e tátil (para deficientes visuais), além de três rampas de acesso para deficientes físicos, cumprindo, com sobras, todas as normas da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construção de calçadas.

A mais nova polêmica é com a intervenção na primeira parte da obra, entre a esquina da rua Elizeu Divino e a loja Arruda Materiais de Construção.

Depois de feito o alargamento da calçada, teve início a construção de um espaço ajardinado que está ganhando um canteiro com banco, onde as pessoas poderão parar para descansar e trocar um dedo de prosa.

Como afirma o prefeito Enivaldo dos Anjos, a sua gestão veio para revolucionar, também no sentido de melhorar a mobilidade, de dar mais espaço ao pedestre, de abrir mais espaços para o lazer e a prática de exercícios e, isto tem sido feito em vários locais.

É o caso também da intervenção no bairro Cruzeiro, logo abaixo do ginásio de esportes Antônio Valli, onde está sendo construído um espaço para o lazer e prática de caminhada e exercícios.

É o caso também da urbanização prevista para começar em breve na Vila dos Anjos, entre o Bambé e o Patrimônio das Moças, onde será construída pista de caminhada e um belo jardim, promovendo a contenção do barranco e acabando com o problema dos deslizamentos de terra para a rua Tito Waldermar Vieira/Rodovia do Contorno.

Calçada cidadã

De acordo com a secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne Cortes Cavalcante Faroni, a ampliação desse trecho da calçada no lado direito de quem desce a avenida Jones dos Santos Neves serve de projeto-piloto para as calçadas que venham a ser construída no município, além de intervenções em avenidas e ruas mais antigas.

E a criação de pequenos jardins, como o que está sendo feito no começo da calçada é uma das intervenções que vão trazer mais charme e beleza para a cidade e mais conforto para os pedestres, seguindo norma da ABNT que determina a oferta de ‘espaços de encontro às pessoas para a interação social.’

“Queremos e vamos fazer de Barra de São Francisco uma cidade moderna, adaptada aos conceitos básicos de proteção e conforto aos pedestres e, para tanto, estamos iniciando esse projeto. Na verdade, a construção das calçadas é uma obrigação dos proprietários de imóveis urbanos, dentro dos padrões estabelecidos pelo Código de Postura, mas estamos fazendo esse trecho e outros para dar o exemplo, já que a maioria das calçadas do centro e bairros é feita pelos proprietários de acordo com as suas necessidades, sem respeitar o direito dos pedestres”, observa o prefeito, destacando que a “calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável para o pedestre.”

De acordo com as normas da ABNT a calçada ideal deve oferecer:

Acessibilidade: assegurar a completa mobilidade ao pedestre.

Largura adequada: deve atender as dimensões mínimas na Faixa Livre.

Fluidez: os pedestres devem conseguir andar em velocidade constante.

Continuidade e Segurança: o revestimento deve ser firme e antiderrapante, mesmo quando molhado, com inclinação transversal de 3% para o escoamento de água pluviais, sem buracos, pedras faltantes ou outras incidências que possam gerar risco de queda ou tropeço.

Espaço de socialização: deve oferecer espaços de encontro às pessoas para a interação social.

Desenho da paisagem: deve propiciar climas agradáveis que contribuam para o conforto visual do usuário.

Leia também

Vem aí o Arraiá da Escola João Bastos

Acontecerá no dia 25 de junho 2022, as 17 horas, o Arraiá da escola municipal João Bastos, no...

General fica em silêncio em comissão eleitoral, e Defesa insiste em encontro com TSE

  CÉZAR FEITOZA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Mesmo insistindo em reunião exclusiva com TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para...

Artesão expõe peças autorias em madeira de lei em Nova Venécia

  O artesão Alessandro Pains está com exposição de sua autoria, no saguão da Prefeitura, evento que acontece até...

PF deflagra mais uma fase de operação que investiga roubo em SP

A Polícia Federal deflagrou hoje (21) mais uma fase da operação que investiga o roubo às agências bancárias...

CEARÁ: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado ultrapassa média nacional Brasil

Apesar de ter diminuído em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Ceará ainda é maior do...

Câmara aprova fundo para consórcios públicos de estados e municípios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que permite a criação de fundos...

Homens são amarrados em caminhão e roubados em Ponto Belo

Dois homens que estavam em um caminhão foram rendidos por um suspeito de cor branca, olhos claros, bigode...