
A cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, elegeu neste domingo (5) seu novo prefeito. Antônio da Rocha Sales (Progressistas), conhecido como Doutor Antônio, foi eleito 13.062 votos, equivalente a 50,12% dos votos válidos. O vice-prefeito eleito é Fabio Dagata (PSB). O resultado da eleição suplementar foi divulgado pouco depois das 18h pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). A eleição que manteve o mesmo grupo político no poder ocorreu após a chapa eleita em 2020 ser cassada pela Justiça.
Thiago Peçanha e o vice dele, Nilton Santos, eleitos em 2020 para governar Itapemirim, foram afastados e tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral após nomeações de servidores comissionados considerados irregulares pela Justiça. No ano da eleição, o número de comissionados subiu em 60% na prefeitura e, entre os estagiários, o aumento foi exponencial – de 510%. Além da perda do mandato, Peçanha ficou inelegível por oito anos, por decisão da Justiça Eleitoral.
Na eleição fora de época deste domingo (5), compareceram ás urnas 26.716 eleitores, totalizando mais de 75% do eleitorado do município. Segundo o TRE-ES, o pleito decorreu de forma tranquila e sem nenhuma ocorrência.
Também concorreram José de Oliveira Lima (PDT), que teve 12.539 votos (48,11%) e Nilton Cesar Soares Santos (PSDB) que teve 460 votos (1,77%).