Ciclovia da Vida: iniciado trabalho de concretagem do piso no sentido Vila Velha

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Foto: Hélio Filho/Secom

Com quatro frentes de trabalho simultâneas, teve início nesta quinta-feira (09), a concretagem da ciclovia nas obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida, no trecho Vila Velha x Vitória. As intervenções no sentido contrário haviam sido iniciadas em novembro.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar o início dessa nova fase das obras. “A concretagem é um sucesso e a obra está se desenvolvendo bem. Conseguimos com o  38º Batalhão de Infantaria do Exército um local para montar o canteiro de obras e a Prefeitura de Vila Velha nos autorizou a fechar uma rua para acelerar a obra. A previsão de término é em maio de 2023”, explicou.

Casagrande prosseguiu: “O concreto que está sendo colocado está ficando muito bom. Essa obra será uma referência na engenharia e também um marco para o turismo do Espírito Santo, ajudando ainda a preservar muitas vidas.”

O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões.

“As obras estão avançando de maneira muito boa. Isso é fruto de um forte trabalho de planejamento, tanto do Estado, como das empresas envolvidas neste projeto, que possuem um corpo técnico muito qualificado e preparado para lidar com um desafio como este”, ressaltou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Essa é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade. O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023

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