Ciclone extratropical ‘derruba’ temperaturas no país a partir desta quarta-feira (28)

Os institutos de meteorologia estão prevendo quedas nas temperaturas de forma intensa a partir desta quarta-feira (28), no país. As Regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul devem ter temperaturas mínimas de até -6°C nos próximos quatro dias.

O frio é provocado por um ciclone extratropical em formação no oceano Atlântico levando ventos fortes e umidade para as serras gaúchas e catarinenses. Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também terão quedas de temperaturas no período.

Frio intenso atinge plantações de café e preço do fruto dispara no mercado interno

Especialistas ressaltam atenção à saúde emocional dos alunos no retorno às aulas

Há previsão de geadas de forte intensidade no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (onde há possibilidade de cair neve), sul e sudoeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul, principalmente nesta quinta-feira (29).

A partir de sexta-feira (30), há previsão de geadas em todo o estado de São Paulo, sul, Campo das Vertentes, oeste, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.  

As regiões de maiores altitudes da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devem ter chuvas congeladas e geadas de moderadas a fortes, nas próximas horas. A temperatura mínima deve variar entre -2°C e -5°C na região.

A frente fria também vai chegar no sul da Bahia e no interior da região Nordeste. Nessas localidades a temperatura mínima pode variar entre 4°C e 6°C.  

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Arquivo Agência BrasilFoto: Arquivo Agência Brasil