CIATox-ES completa 29 anos de trabalho

 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES) da Secretaria da Saúde (Sesa), completa 29 anos, nesta terça-feira (20). O CIATox-ES é um serviço público que funciona 24 horas, por teleconsultoria, em regime de plantão ininterrupto, e conta com uma equipe multidisciplinar que oferece informações e orientações a profissionais de saúde e à população em geral quanto ao atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológicos a pessoas, animais e ao meio ambiente.

Durante esses 29 anos, de acordo com a chefe do Núcleo de Prevenção e Atenção às Intoxicações da Sesa, Joanina Bicalho Valli, o CIATox-ES realizou 165.048 atendimentos. As demandas mais comuns são relacionadas ao contato com animais peçonhentos e uso de medicamentos.

“Em muitos casos, os pacientes são orientados, por telefone, em sua própria residência, evitando deslocamentos até os serviços de saúde. Nosso Centro recebe ligações de serviços de saúde de vários Estados, sendo reconhecido pelo excelente trabalho realizado”, disse Joanina Bicalho Valli.

De janeiro a março de 2021, 2.193 pessoas buscaram orientações do Centro de CIATox-ES. Já de janeiro a dezembro de 2020, foram 7.932. Os atendimentos acontecem por diversos assuntos relacionados à intoxicação em condições não intencionais, tais como os acidentes domésticos, ocupacionais e ambientais e em circunstâncias intencionais.

“Neste ano, o mês com maior número de atendimentos foi o de janeiro, com 897 chamados”, informou Joanina Bicalho Valli.

Ações

A equipe de profissionais do CIATox-ES participa de diversas atividades externas de prevenção e capacitação sobre o tema intoxicação. Diversas pessoas são impactadas com informações sobre prevenção e riscos oferecidos por animais peçonhentos, acidentes de trabalho, acidentes domésticos e outros.

Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES) 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica compõe o Núcleo de Prevenção e Atenção às Intoxicações, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria da Saúde. Ele está localizado nas dependências do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG), em Vitória, desde sua implantação, em abril de 1992. O CIATox-ES é um serviço público, que funciona por teleconsultoria, em regime de plantão ininterrupto (24 horas), e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, enfermeiro e farmacêutico, além de estagiários acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e farmácia.

Objetivos

– Oferecer informações e orientações a profissionais de saúde e leigos quanto ao atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológicos para o ser humano, animal e meio ambiente, provocados por quaisquer substâncias (medicamentos, agrotóxicos, plantas, produtos de uso doméstico e produtos químicos industriais, metais), além de mordeduras por animais peçonhentos;

– Oferecer atendimento psicológico aos pacientes na tentativa de suicídio por produtos tóxicos;

– Capacitar e promover atualização na área de Toxicologia, por meio de cursos e palestras;

– Difundir conhecimentos técnico-científicos no campo da Toxicologia;

– Planejar, coordenar, assessorar e realizar ações em vigilância em saúde na área da Toxicologia, no Estado.

Serviço

Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES)

Atendimento telefônico: 0800 283 9904

 

Leia mais

Leia também