Chuvas no litoral do Nordeste devem diminuir de intensidade até o fim de semana

Compartilhe

As fortes chuvas que atingem parte do litoral da Região Nordeste do País devem diminuir de intensidade até o fim de semana. Mesmo assim, a Defesa Civil Nacional recomenda que a população se mantenha alerta, porque ainda há riscos de deslizamento de terra, inundações e quedas de barreiras.

“Há uma previsão de mais de 50 mm de chuva na faixa leste do nordeste do Brasil. Não é uma quantidade tão volumosa, mas é perigosa por causa do solo, que ainda está encharcado devido às últimas chuvas”, explica a meteorologista Rosane Duque Estrada Vieira, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional.

Em Pernambuco, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico, uma vez que persistem instabilidades no Oceano Atlântico que favorecem pancadas de chuvas isoladas, com intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata nesta quarta-feira (1), com tendência de redução gradativa até o final de semana.

Na Mata Norte e no Agreste, onze mananciais estão com capacidade máxima de acumulação e transbordando: Inhúmas e Mundaú (Garanhuns), Santana II (Brejo da Madre de Deus), São Jacques (Lajedo), Pedra Fina (Bom Jardim), Pau Ferro (Quipapá), Siriji, (Vicência), Caianinha (São Joaquim do Monte), Orá/Cursaí (Paudalho), Tiúma (Timbaúba) e Tabocas/Piaça (Belo Jardim). As barragens do Prata, Jucazinho e Poço Fundo continuam sendo monitoradas.

Na Paraíba, chuvas de intensidade moderada devem continuar atingindo as cidades do litoral até a sexta-feira, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Há também a previsão das precipitações chegarem aos municípios localizados do Brejo e Agreste.

Segundo a Aesa, João Pessoa foi a cidade paraibana mais atingida pelas chuvas este mês, com 663 milímetros. Na sequência estão com Lucena (586 mm), Rio Tinto (557 mm), Cabedelo (553 mm), Alhandra (536 mm), Conde (508 mm), Pitimbu (474 mm), Mamanguape (471 mm), Marcação (420 mm) e Caaporã (420 mm).

Já em Alagoas, chuvas em pontos isolados, com maior intensidade no Norte do estado, intercaladas com períodos de tempo seco, tendem a dominar o estado até o fim desta semana.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, a umidade do ar máxima está em 95% e permanecerá assim até sexta-feira. No sábado (4), a umidade cai para 90%, o que mostra um início da queda da possibilidade de chuvas no estado. A tendência é que também ocorra uma diminuição na velocidade dos ventos do estado.

Granizo no Sul do País

A Defesa Civil Nacional também alerta para a probabilidade de queda de granizo nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2) no interior do Paraná. No domingo, o fenômeno pode ocorrer no interior do Rio Grande do Sul.

O MDR recomenda, ainda, que os municípios se cadastrarem no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais. A plataforma pode ser acessada neste link.

Fonte: MDR

Prefeitura do Recife reforça serviços de limpeza na cidade. Foto: Foto: Dondinho/PCRPrefeitura do Recife reforça serviços de limpeza na cidade. Foto: Foto: Dondinho/PCR

Leia também

Poços de Caldas, em Minas Gerais, poderá captar até R$ 26,3 milhões para obras de mobilidade urbana

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, vai poder financiar até R$ 26,3 milhões em recursos...

Lancha de Bruno e Dom é encontrada afundada em rio do Amazonas

A força de segurança que investiga os assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom...

Bolsonaro chama Datena para bater martelo sobre candidatura ao Senado

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O apresentador José Luiz Datena vai a Brasília na terça (21)...

Embriagado acaba preso após tentar atropelar PM que reagiu com tiro nem Mantenópolis

Um homem de 36 anos que conduzia um veículo Gol de cor cinza foi preso na noite deste...

Artesão expõe peças autorias em madeira de lei em Nova Venécia

  O artesão Alessandro Pains está com exposição de sua autoria, no saguão da Prefeitura, evento que acontece até...

Presidente afirma que segue confiando em ex-ministro investigado

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar o caso envolvendo o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, alvo de...

PM de MG foragido e suspeito de pertencer a um grupo de extermínio é preso em Guriri

A Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo, composta por Policiais Federais, Rodoviários Federais e Guardas Civis...