Chuvas fortes e risco de inundações no Norte e Noroeste do Espírito Santo

A região Noroeste, que tem em Barra de São Francisco como referência, começa a semana sob risco de chuvas torrenciais. O Espírito Santo ainda tem alerta com a possibilidade de chuva, ventos fortes e cheia no Rio Doce.

Os avisos foram emitidos por institutos de pesquisa que monitoram as condições do tempo e a possibilidade de desastres naturais. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), é alta a possibilidade de eventos hidrológicos no centro-norte do Espírito Santo nesta segunda-feira (09), devido aos elevados acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Ainda segundo o Cemaden, na bacia hidrográfica do Rio Doce observa-se a elevação do nível dos rios e a propagação da onda de cheia, em função dos acumulados observados nos últimos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial de chuvas intensas para 28 municípios capixabas, localizados na região do Rio Doce capixaba, além das regiões centro-oeste, nordeste e noroeste do estado.

O aviso é válido até 9 horas desta segunda-feira. Segundo o instituto, nesse período há previsão de um volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem variar de 40 a 60 km/h.

Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Municípios para onde vale o aviso do Inmet: Águia Branca, Água Doce Do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição Da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Sooretama, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vila Pavão e Vila Valério.

 Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção, que vale durante toda a segunda-feira para cinco municípios do Espírito Santo: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Ibatiba, Irupi e Mantenópolis.

Segundo o Inpe, nesses locais ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidades. Localmente a chuva poderá ser intensa, em curto período de tempo, e vir acompanhada de raios e/ou rajadas de vento de forte intensidade.

Incaper

Apesar do risco de chuva, a segunda-feira também deverá ter aberturas de sol, em alguns trechos do Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em todas, as regiões haverá variação de nuvens e chuva em alguns trechos.

Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 29°C. Na Região Sul, as áreas mais baixas deverão ter temperatura oscilando entre 21°C e 27°C. Nas áreas altas, a mínima será de 17°C e a máxima de 25°C. Na Região Serrana, os termômetros devem ficar entre 17°C e 25°C nas áreas menos elevadas e entre 14°C e 24°C nas regiões mais altas. Na Região Norte, a mínima deverá ser de 20°C e a máxima de 26°C.

Na Região Noroeste, as áreas mais baixas terão temperatura entre 19°C e 30°C. Já em Mantenópolis e Alto Rio Novo, elas devem ficar entre 19°C e 29°C. E na Região Nordeste, temperatura mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Com informações da Folha Vitória

 

Leia mais

Sessões e trabalhos continuam na Câmara de Nova Venécia

A Câmara de Vereadores está em funcionamento durante...

Espírito Santo divulga desafios do edital que selecionará soluções inovadoras propostas por startups

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) divulgou, nesta quarta-feira (11), os 43 desafios enfrentados pela gestão pública que estarão presentes no...

Procon-ES orienta sobre pagamento de contas durante a quarentena

Como forma de prevenção e controle do Covid-19 foram necessárias medidas de fechamento de estabelecimentos comerciais...

Leia também

São Mateus confirma quarta morte por Covid-19; total de casos confirmados chega a 295

A Vigilância Epidemiológica Municipal confirmou o quarto óbito...

Com saída de Alencar, PT quer Mário Agapito ou Zé Valdeci como candidato a prefeito de Barra de São Francisco

O Partido dos Trabalhadores de Barra de São Francisco/ES está realizando uma prévia para saber dentro da agremiação quem será seu pré-candidato a Prefeito....

Selo Turismo Responsável identificará boas práticas de combate à Covid-19

Selo Turismo Responsável identificará boas práticas de combate à Covid-19 – Foto: ...